Rússia considera aumentar a produção de avião quadrijato do final da era soviética

Num clima de Guerra Fria, a Rússia está considerando aumentar a produção de um de seus aviões comerciais da “Era Soviética”.

IL-96-300 da Aeroflot – Foto de John Taggart

O Ilyushin IL-96 foi um dos grandes símbolos da aviação comercial da União Soviética e tido para alguns como tendo sido inspirado no francês Airbus A340, mesmo sendo bem menor.

Atualmente, o jato está sendo produzido muito lentamente, apenas na versão IL-96-400, modernizada e com novos motores, feita a pedido do governo russo para que operem em voos VIP e plataformas de guerra eletrônica ou inteligência.

Além do próprio governo russo, apenas a empresa aérea Cubana de Aviación tem operado o IL-96 atualmente, e ainda assim na versão antiga, a -300.

Sem poder alugar ou comprar novos aviões, as companhias da Rússia podem ter que recorrer ao antigo quadrimotor, que foi aposentado localmente já tem algum tempo, exatamente pelo alto consumo e ser um projeto com mais de 30 anos de idade.

CDG TU-214 RA-64521 Special Flight Detachment

“Meus colegas do setor de transportes e eu estamos completando uma análise do que é necessário e prioritário. Baseado na situação que temos, podemos ter que usar a reserva de produção adicional para estas aeronaves”, disse Yuri Borisov, vice-primeiro-ministro da Rússia.

Segundo a agência russa InterFax, Yuri está se referindo ao Ilyushin IL-96 e ao Tupolev Tu-214, uma versão mais nova do Tu-204 que é equivalente (ou baseado) no Boeing 757, sendo um avião mais moderno e com amplo uso atualmente.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias