Rússia cria seu próprio sistema de IA que monitora parâmetros de aviões enquanto eles voam

flying plane
Foto de Quintin Gellar via Pexels.com

Um sistema de manutenção de aeronavegabilidade de aeronaves está sendo desenvolvido na Rússia com base em inteligência artificial (IA). Isso foi relatado à agência estatal de notícias TASS pelo vice-ministro dos Transportes da Federação Russa, Dmitry Bakanov. 

“O sistema está sendo criado com base em um conhecimento nacional usando, entre outras coisas, inteligência artificial com análise preditiva. A aeronave, durante o voo, transmite dados sobre a condição técnica, o que permite rastrear e eliminar problemas técnicos rapidamente“, ele disse. 

O desenvolvedor do sistema ainda não foi determinado. Bakanov observou que as empresas russas anteriores usavam o sistema AMOS estrangeiro, mas o sistema estrangeiro não tinha a capacidade de transmitir dados sobre a condição técnica da aeronave no momento em que estava em voo. 

A aviação civil russa começou a se livrar da dependência de software estrangeiro há alguns anos. Em particular, nos últimos dois anos, sistemas domésticos foram desenvolvidos. Agora, existem dois sistemas de reservas nacionais: Leonardo (desenvolvido pela Sirena e Rostec) e TAIS (desenvolvido pela ORS). 

No início de novembro, a Rossiya Airlines anunciou que passou a usar software doméstico para agregar dados meteorológicos e usá-los para planejar voos. Anteriormente, o software estrangeiro era usado, o doméstico provou não ser apenas bom, mas também mais preciso em muitos aspectos, observou um representante da empresa na época.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Governo do Japão revela plano para que o país volte a...

0
O governo do Japão revelou um plano para colaborar com o setor privado na criação de uma aeronave de passageiros de próxima geração.