Rússia desenvolve tecnologia para impressão 3D de peças de grafeno para aviação

Imagem: Divulgação / Superjet International.

Cientistas da Perm National Research Polytechnic University (PNRPU) propuseram um método para impressão 3D de peças de grafeno para aviação, que reduzirá os custos de produção e melhorará a qualidade dos produtos. O anúncio foi feito na segunda-feira pelo serviço de imprensa da universidade e reportado pela agência estatal de notícias TASS.

Forte, flexível e leve, o grafeno é capaz de conduzir calor e eletricidade com eficiência e também pode operar em altas tensões. Como parte das fuselagens e asas de aeronaves, o material pode ser eficaz para degelo, disse a universidade. Os autores do trabalho propuseram um método para obter componentes de grafeno de formato complexo usando tecnologias de impressão 3D.

“Desenvolvemos uma tecnologia para impressão 3D de produtos a partir de grafeno em hidrocarbonetos líquidos. a tecnologia não requer tratamento térmico intensivo e caro”, – o serviço de imprensa do PNRPU cita as palavras do gerente do projeto, professor associado do Departamento de Tecnologias Inovadoras de Engenharia Dmitry Karavaev.

Os pesquisadores pretendem criar uma impressora 3D para imprimir produtos de grafeno. A tecnologia pode ser uma demanda não apenas entre os fabricantes da indústria aeroespacial, mas também entre as empresas que produzem eletrônicos e equipamentos médicos.

O estudo foi realizado no âmbito do programa de liderança académica estratégica chamado de “Prioridade 2030”.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias