Início Aviação Militar

Rússia desenvolveu um novo material que deixa seus caças “invisíveis”

Foto: UAC

A corporação estatal russa Rostec afirma ter criado um material furtivo fundamentalmente novo que pode absorver uma ampla gama de ondas de rádio, o que reduziria de maneira significativa a detectabilidade de aeronaves nos radares. É a primeira solução estrutural de material furtivo essencialmente russo, reporta o Aviacionline.

A Rostec informou que a Ruselectronics, parte de sua holding, criou protótipos de um material novo capaz de absorver ondas de rádio em uma ampla gama de frequências. Este material compõe-se numa película fina e pode ser usado para fazer peças de aeronaves graças a uma base de filamentos de vidro com núcleo de metal.

No processo de criação do material de absorção radioelétrica, várias camadas de fibra de vidro foram unidas, com base em filamentos finos com núcleo metálico no isolamento do vidro. Graças às suas características, o novo material absorve até 95% da radiação eletromagnética incidente dos radares e torna a detecção consideravelmente mais difícil.

O desafio de criar um material estrutural de absorção de radiação tem sido um problema na construção de aeronaves militares modernas. Os tipos existentes de revestimentos furtivos para aeronaves exigem renovações regulares, enquanto a fibra de vidro com baixo coeficiente de reflexão não precisa de manutenção. Nossos protótipos já passaram com sucesso pelos testes de fábrica necessários”, afirmou Alexei Dymovskikh, Diretor Geral do RM Central Design Bureau.

O material furtivo foi desenvolvido pelo Central Design Bureau of Special Radio Materials (TsKB RM, parte da Roselektronika) para fazer as pás do compressor do motor, uma das partes mais visíveis na banda de rádio.

Dependendo de seu custo e facilidade de produção, um material com essas características poderia ser facilmente implementado na construção de drones e munições guiadas, reduzindo sua assinatura radar e dificultando sobremaneira o trabalho dos meios de defesa aérea.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile