Rússia desenvolveu um sistema de proteção contra aves para aeronaves de passageiros

Foto de NMOS332, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia

A holding Roseelectronics, da Rostec State Corporation, informou que desenvolveu um sistema ornitológico de segurança de voo para aeroportos, o Orni. Isto foi relatado pelo serviço de imprensa da corporação estatal à agência de notícias TASS.

“O sistema é capaz de rastrear o voo de até 100 aves simultaneamente a uma distância de até 21 km. O equipamento passou com sucesso na operação de teste no Aeroporto de Pulkovo, em São Petersburgo”, diz a empresa.

Orni inclui um subsistema para detecção e rastreamento de radar, bem como um subsistema para interface com emissores bioacústicos e outros dispositivos que afugentam pássaros que se encontram em uma zona de voo perigosa. Ao mesmo tempo, os dispositivos não criam interferência, não afetam a operação do equipamento de rádio de aeronaves e aeroportos.

Como parte da Rostec, o desenvolvimento está sendo realizado por uma empresa da holding Roseelectronics – Research Institute Vector.

Segundo a Organização Internacional de Aviação Civil, mais de 5.000 colisões de aeronaves com aves ocorrem anualmente no mundo. Em quase metade dos casos, as aves atingem o motor, após o que a aeronave deve retornar ao aeroporto. Nosso novo sistema rastreia voos de pássaros perto do aeroporto e os assusta durante decolagens e pousos de aeronaves”, disse Andrey Sorokin, diretor de atividades comerciais do Vector Research Institute, cujas palavras são citadas na mensagem.

A Rostec acrescentou que o software do complexo captura e arquiva automaticamente todos os voos das aves, além de controlar a operação dos subsistemas e trocar informações com outros serviços aeroportuários. A empresa não apresentou imagens do sistema em funcionamento.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Com avião da Mônica, recomeçam os voos de passageiros no SJK...

0
O Aeroporto Internacional Professor Urbano Stumpf, também conhecido como SJK Airport, acaba de voltar a contar com voos comerciais de