Rússia divulga vídeo inédito de caças SU-25 voando perto do chão em missões de ataque

O Ministério da Defesa da Rússia publicou imagens inéditas de missões de combate realizadas por pilotos de aeronaves de ataque Su-25 das Forças Aeroespaciais Russas durante missões para destruir veículos blindados e posições fortificadas das Forças Armadas da Ucrânia durante a invasão ao país vizinho.

“No decorrer das missões, pilotos de aeronaves de ataque, operando em altitudes extremamente baixas, lançaram ataques aéreos de foguetes em posições fortificadas, equipamentos e armas das Forças Armadas da Ucrânia. Como resultado do uso de combate de armas de aviação, posições de campo fortificadas camufladas e veículos blindados das Forças Armadas da Ucrânia foram destruídos”, afirmou a Rússia, como relata a agência de notícias estatal TASS.

No vídeo, disponível imediatamente abaixo (esperar pelo carregamento) nota-se que os lançamentos de mísseis foram realizados por pares de aeronaves de ataque de baixas altitudes.

Para combater os sistemas de defesa aérea inimigos, os pilotos dispararam armadilhas de calor e realizaram manobras antimísseis a altitudes extremamente baixas, chegando a intensas forças G. O departamento militar acrescentou que, após as surtidas de combate, a equipe de engenharia e técnica atende as aeronaves e as prepara para as próximas missões.

A aeronave de ataque Su-25 é projetada para suporte direto de unidades terrestres dia e noite, bem como para a destruição de objetos com determinadas coordenadas 24 horas por dia em quaisquer condições climáticas. No momento, as modificações mais comuns desta aeronave nas Forças Armadas de RF são o Su-25SM, Su-25SM3 e a versão de treinamento de combate do Su-25UB.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias