Rússia diz que derrubou avião com armas para a Ucrânia e usa a foto de Boeing 747 dos EUA

A agência estatal russa Ria Novosti escolheu a foto de um Boeing 747-200 da empresa aérea americana Kalitta (ver abaixo) para dar a notícia de que os “sistemas de defesa” da Rússia supostamente derrubaram um avião de carga com ajuda militar ocidental à Ucrânia. Segundo a notícia, o avião teria sido abatido próximo a Odessa, no litoral ucraniano.

Não há evidências fotográficas de tal abate até o presente momento, mas, ainda que seja verdadeiro, não se trataria de um Boeing 747, e muito menos de uma empresa aérea americana.

A Ucrânia tem atualmente duas principais aeronaves de transporte com grande capacidade, o Ilyushin IL-76 e o Antonov An-124 Ruslan. Além deles há aviões menores, mas igualmente capazes, como o Antonov An-12. Todos esses aviões têm sido usados ​​para transportar armas a locais próximos do campo de batalha, incluindo cidades na Polônia e Romênia, mas não há evidências de que eles têm voado dentro do espaço aéreo ucraniano.

“Perto de Odessa, as forças de defesa antiaérea russas derrubaram um avião de transporte militar ucraniano, que estava entregando um grande carregamento de armas fornecidas à Ucrânia por países ocidentais”, disse o porta-voz do Ministério da Defesa da Rússia, major-general Igor Konashenkov, no sábado.

Segundo dados de ferramentas de rastreamento de voos, não há registros de aeronaves voando no sul da Ucrânia, mas isso também seria esperado, já que uma aeronave militar, em zona de guerra, faria o máximo possível para não ser identificada.

Veja abaixo a manchete da matéria da RIA Novosti.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Avião em pouso por instrumentos voa na direção da torre de...

0
Um Boeing 737 da Southwest acabou arremetendo e passando muito perto da torre de controle do Aeroporto em Nova York.