Rússia diz que já destruiu todas as aeronaves operacionais da força aérea da Ucrânia

SU-27 ucraniano. Foto de Dave_S. from Witney, CC BY 2.0, via Wikimedia

O Ministério da Defesa da Rússia alertou os países do leste europeu, incluindo a Romênia, membro da Otan, contra hospedar aeronaves militares ucranianas, dizendo que eles podem acabar envolvidos em um conflito armado. 

O porta-voz do Ministério da Defesa, Igor Konashenkov, disse em uma apresentação em vídeo que alguns aviões de combate ucranianos foram redistribuídos para a Romênia e outros vizinhos da Ucrânia. Ele alertou que, se esses aviões de guerra atacassem as forças russas a partir do território dessas nações, “poderia ser considerado o envolvimento desses países no conflito militar”.       

Konashenkov disse: “Sabemos com certeza que aviões de combate ucranianos voaram para a Romênia e outros países vizinhos. O uso da rede de aeródromos desses países para basear a aviação militar ucraniana com o subsequente uso da força contra o exército russo pode ser considerado como o envolvimento desses estados em um conflito armado”.    

O porta-voz também afirmou que “praticamente todos” os aviões prontos para combate da Ucrânia foram destruídos. 

Do lado ucraniano, não constam informações a respeito e também não há evidências que permitam confirmar a afirmação russa. De qualquer forma, há vários dias que não são divulgadas imagens de ações ucranianas sendo realizadas a partir de aeronaves.

Assista à apresentação abaixo.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias