A empresa estatal de leasing russa GTLK e o conglomerado industrial aeronáutico United Aircraft Corporation (UAC) assinaram, no Fórum Econômico do Oriente, realizado em Vladivostok, na Rússia, uma carta de intenção para a fabricação e entrega de 238 aviões. O documento prevê a entrega de 132 jatos regionais Sukhoi Superjet SSJ-100 , 65 turboélices Ilyushin Il-114-300 e 41 aviões comerciais de médio porte Tupolev Tu-214.
A assinatura foi realizada pelo CEO da UAC, Yuri Slyusar, e pelo CEO da GTLK, Evgeny Dietrich. O documento estabelece as principais condições para a entrega das aeronaves no quinquênio entre 2027 e 2032, condições que serão refletidas posteriormente em contratos firmes, como informa o portal parceiro Aviacionline.
“A GTLK foi identificada como cliente qualificado de aeronaves no âmbito do novo projeto nacional de indústria. Já atuamos como fornecedor principal para a aviação regional e vemos uma grande demanda dos operadores por aviões nacionais com modificações modernas. Ao mesmo tempo, nosso trabalho visa não apenas renovar a frota das companhias aéreas, mas também desenvolver a indústria aeronáutica nacional e alcançar a soberania tecnológica, que é de importância estratégica para o país no ambiente atual“, comentou Evgeny Dietrich, Diretor Geral da GTLK.
“O acordo assinado constitui um mecanismo de longo prazo para financiar o fornecimento de novas aeronaves por meio da empresa estatal de leasing. Serão fornecidos mais de duzentos aviões de diferentes capacidades de passageiros e alcances, desde os de linha principal até os regionais, para as frotas das companhias aéreas russas. Nossa cooperação com a GTLK contribuirá para a implementação da estratégia de substituição de importações, atendendo à demanda por aeronaves nacionais por parte das companhias aéreas e garantindo a acessibilidade ao transporte e a conectividade das regiões da Rússia”, declarou Yury Slyusar, Diretor Geral da UAC e Vice-Presidente da União Russa de Fabricantes de Aviões.
Está sendo estudada a possibilidade de financiar as operações através do Fundo Nacional de Previdência no âmbito de um novo projeto de investimento, o que garantirá uma taxa de leasing favorável para as companhias aéreas russas.
O número de aeronaves a serem fornecidas no âmbito do projeto poderá ser ajustado posteriormente em conformidade com o Programa Integral de Desenvolvimento da Indústria Aeronáutica da Federação Russa até 2030.
Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.