O Ministério das Situações de Emergências da Rússia, o EMERCOM, enviou um avião com um helicóptero e socorristas para ajudar o Irã nas buscas pelo seu presidente.
Desde o final da tarde de domingo, a República Islâmica do Irã faz buscas pelo Bell 212/412 Twin Huey que levava o seu presidente, Ebrahim Raisi, e comitiva após um evento na fronteira com o Azerbaijão.
A aeronave perdeu contato próximo das 09h00 no horário de Brasília, sumindo dos radares e também visualmente da comitiva aérea composta por mais dois outros helicópteros Twin Huey.
A Turquia já enviou uma equipe de resgate e o seu drone localizou uma fonte de calor que pode ser o local da queda do helicóptero, mas equipes de solo ainda não chegaram ao local para confirmar a informação.
Agora, a Rússia, através do EMERCOM enviou um avião cargueiro Ilyushin IL-76TD com 47 socorristas, cães farejadores e um helicóptero MBB Bo 105, de fabricação alemã.
This is the Il-76TD of the #Russian Ministry of Emergency Situations with 46 rescuemen, at-least one rescue dog and a Bo-105 helicopter which left #Mscow–#Zhukovsky for #Tabriz, #Iran. pic.twitter.com/h4fKRG97DJ
— Babak Taghvaee – The Crisis Watch (@BabakTaghvaee1) May 20, 2024
#BREAKING: The #Russian Ministry of Emergency Situations is deploying a MBB Bo-105 helicopter to #Tabriz, NW of #Iran, to be used in current on-going operation for finding crash site of the helicopter which President Ibrahim #Raisi of #Iran's Islamic Regime was onboard. pic.twitter.com/4OyDgebdkV
— Babak Taghvaee – The Crisis Watch (@BabakTaghvaee1) May 19, 2024