Retomar a produção dos bombardeiros estratégicos Tupolev-160 Blackjack, armados com mísseis de cruzeiro foi um grande desafio, disse Sergey Chemezov, CEO da corporação estatal russa Rostec. As empresas afiliadas lidaram bem o suficiente com essa tarefa, disse ele à imprensa, acrescentando que atualmente o Tu-160M era uma das aeronaves de combate mais poderosas do mundo.
“Reiniciar a produção do Tu-160 foi uma tarefa bastante desafiadora para todas as afiliadas da Rostec. A documentação de projeto foi totalmente digitalizada dentro dos prazos mais apertados. A técnica de soldagem a vácuo de peças de titânio foi restaurada, e a produção de unidades da fuselagem foi retomada. Hoje podemos dizer com confiança que obtivemos sucesso em todos os aspectos”, disse ele.
O Tu-160M atualizado herdou a aparência e o formato de seu antecessor, mas possui uma base tecnológica completamente nova e soluções digitais. “Atualmente, é uma das aeronaves de combate mais poderosas do mundo”, resumiu Chemezov.
Anteriormente, o Presidente russo Vladimir Putin visitou a Fábrica de Aviação S.P. Gorbunov Kazan, no Tartaristão, e inspecionou quatro bombardeiros estratégicos atualizados, informou a agência russa TASS.