Início Aviação Militar

Rússia faz evacuação em massa da Síria com grandes aviões Antonov e Ilyushin

Foto: DepositPhotos

A queda do regime do ditador sírio Bashar al-Assad levou à evacuação de última hora e em massa das forças russas no país, com a ajuda de grandes aviões.

Sem o apoio vital da Rússia nos últimos dois anos, já que Moscou tem direcionado esforços para a invasão da Ucrânia, Assad tem se enfraquecido pouco a pouco, e acabou ficando isolado nas últimas semanas, quando grupos rebeldes e terroristas contrários ao governo começaram a avançar em cidades-chave como Alleppo e Hama.

Foto – DepositPhotos

Agora, também sem o apoio do Irã e do Líbano, combalidos pelo conflito com Israel, Assad se viu sozinho e suas forças começaram a se render ou fugir para o Iraque. Desta mesma maneira, os russos estão retirando seu pessoal e equipamento, com o uso da sua força aérea.

Ao menos quatro aeronaves Ilyushin IL-76 e uma Antonov An-124 Ruslan estiveram neste sábado (07) voando da Rússia para a Base Aérea de Latakia, a principal das forças russas na Síria, e voltando para o país natal. Somadas, estas quatro aeronaves podem ter levado até 350 toneladas de carga militar para fora do território sírio.

Dois dias atrás, a Embaixada da Rússia na Síria já havia emitido um alerta para que todos os cidadãos russos deixassem o país imediatamente, já temendo o colapso do regime de Assad.

É esperado que Assad esteja também de saída do país, possivelmente para procurar refúgio no Irã ou na Rússia, locais onde estaria mais seguro contra ataques de opositores e também do Mossad de Israel.

Sair da versão mobile