Rússia manda iniciar a produção de 20 Tu-214 para substituir jatos Boeing e Airbus

TU-214 – Tupolev (Divulgação)

A United Aircraft Corporation (UAC), que congrega as grandes indústrias russas de aviação, iniciou a produção de 20 aeronaves de fuselagem estreita Tu-214, que substituirão jatos Boeing e Airbus no longo prazo. A iniciativa foi anunciada à TASS pelo chefe da corporação, Yuri Slyusar.

No futuro próximo devemos aumentar a produção em série. Já colocamos em produção 20 aeronaves Tu-214″, disse.

Além disso, a UAC planeja aumentar a produção de aeronaves Il-96 de longo alcance, assim como dos grandes jatos de transporte Il-76, disse Slyusar. Ambas as aeronaves remontam a projetos da era soviética. Por sua vez, o Tu-214 tem um projeto mais novo, datado do início da década de 1990.

“[Agora temos] o menor prazo possível [para aumentar a produção]. Agora precisamos aumentar a produção em série das aeronaves Tu-214, Il-96 e Il-76”, acrescentou Slyusar.

Todas essas decisões são tomadas após as sanções ocidentais afetarem diretamente a aviação russa, causando enormes perdas atuais e projetadas para o médio e longo prazos.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias