Rússia mostra vídeo inédito do drone de 15 kg que tem usado para atacar a Ucrânia

Tripulações de UAVs de ataque realizam reconhecimento aéreo e infligem ataques nas posições da Ucrânia.

O Ministério da Defesa da Rússia publicou pela primeira vez uma gravação em vídeo da operação das versões de ataque dos veículos aéreos não tripulados (UAV) Orlan-10 durante a operação militar na Ucrânia. De acordo com um comunicado divulgado na terça-feira (17) pelo departamento militar, os drones realizam ataques em posições inimigas com projéteis com um raio de destruição de até 10 metros.

“As equipes dos UAVs de ataque Orlan-10 do Distrito Militar Ocidental estão realizando reconhecimento aéreo e infligindo ataques pontuais às posições das Forças Armadas da Ucrânia durante uma operação militar especial na Ucrânia”, diz o comentário do vídeo publicado pela agência estatal TASS (abaixo).

De acordo com um militar do serviço de aviação não tripulada, quatro projéteis de fragmentação altamente explosivos são levados no Orlan-10. 

“Cada projétil atinge alvos em um raio de 10 metros. Podemos usar quatro projéteis de uma vez. Tudo depende da natureza do alvo. Também podemos lançar um projétil de cada vez”, disse ele.

Foto: Forças Armadas da Rússia

Além disso, as equipes de ataque realizam reconhecimento aéreo e infligem ataques nas posições da Ucrânia. Eles também os usam para monitorar o movimento de equipamentos militares, postos de comando camuflados, postos de tiro e novas áreas fortificadas do inimigo. O “Orlan-10” também será usado para controlar os corredores e estradas por onde passam os comboios russos.

Orlan-10 é um veículo aéreo não tripulado multifuncional russo. Projetado para monitoramento remoto da aviação de superfícies terrestres e aquáticas, detecção de objetos dia e noite em condições climáticas simples e difíceis. É capaz de detectar e identificar estações base GSM e redes celulares.

O equipamento, que tem um peso máximo de decolagem de 15 kg e é lançado por uma catapulta, tem sido usado desde os primeiros dias da guerra na Ucrânia e há vídeos circulando na internet de aeronaves abatidas e de posse da defesa ucraniana. O vídeo divulgado hoje está disponível abaixo (esperar pelo carregamento).

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Usina de asfalto chega a Fernando de Noronha, mas fica retida...

0
O equipamento tem como objetivo realizar a recuperação da pista do aeroporto de Fernando de Noronha, que apresenta fissuras e buracos.