Início Mercado

Rússia pede que empresas aéreas escondam informações e não falem sobre sua situação

Foto: ITAR-TASS/Ruslan Shamukov

Na semana passada, a Agência Federal Russa de Transporte Aéreo (Rosaviatsiya) emitiu um memorando às empresas aéreas de seu país, alertando-as para não fornecerem informações sobre suas operações às organizações internacionais, como a IATA, por exemplo.

O memorando, assinado por Alexander Neradko, chefe da Rosaviatsiya, ocorre no momento em que o setor de aviação russo passa por uma desaceleração significativa devido às sanções impostas ao país como resultado da invasão da  Ucrânia pela Rússia. 

“A Rosaviatsiya informa sobre a possibilidade de receber formulários ou questionários de sindicatos e associações profissionais internacionais, incluindo IATA, com o objetivo de coletar dados sobre a situação da empresa de aviação no contexto da pressão de sanções à Federação Russa de estados hostis”, afirma o memorando. 

“No caso de tal recurso e um formulário anexo ser recebido, pedimos que você não divulgue nenhum tipo de informação sobre as atividades atuais da empresa ou seu estado. Pedimos que você informe Rosaviatsiya sobre tais pedidos imediatamente”, continua.

Os voos internacionais das companhias aéreas russas praticamente pararam devido ao fechamento do espaço aéreo e risco de arresto das aeronaves. Num futuro próximo, espera-se que a falta de peças leve a cada vez mais aviões em terra ou voando de maneira irregular (sem rastreio de manutenção).

O memorando pode ser visto abaixo (em russo).

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile