Rússia pode proibir os homens do país de comprar passagens aéreas

A mobilização de todos os homens com experiência militar causou um caos hoje na Rússia, que agora adota medidas para limitar a saída de seus cidadãos.

Com perdas de território em algumas partes invadidas da Ucrânia e muitas baixas, o exército russo estaria precisando de mais pessoal para compor seus quadros. Para isso, o governo de Vladimir Putin anunciou hoje que está convocando até 300 mil homens reservistas para entrar no exército.

Antes mesmo da notícia ser anunciada oficialmente pelo presidente Vladimir Putin, várias pessoas começaram a procurar passagens para sair do país, dado que o assunto já havia vazado. Isso fez com que os voos se esgotassem rapidamente, principalmente para fora do país.

Da mesma forma, filas na fronteira terrestre com a Finlândia, que até então aceitava a entrada de russos com vistos já emitidos, também foram vistas, além de vários protestos e prisões pelo país.

No entanto, como medida extraordinária, o governo da Rússia limitou, no começo da noite, a venda de passagens para homens entre 18 e 65 anos, a fim de que eles não fujam do alistamento obrigatório. As companhias aéreas teriam sido informadas e, segundo o Washington Times, a única exceção de aplicaria para quem mostrar uma dispensa do Ministério da Defesa da Rússia.

O governo russo, por sua vez, desmentiu e falou que “não existem restrições para viagem” e que a convocação não será imediata, mas apenas no mês que vem ela será colocada em prática, por ser algo grande que exige logística e planejamento.

A Aeroflot também negou que estaria limitando a venda de passagens. Por outro lado a restrição de venda de bilhetes pode ocorrer por uma sobrecarga no sistema, já que as passagens estão vendendo como nunca.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias