Rússia publica resolução que autoriza aéreas locais a pagarem leasing de aviões em rublos

Imagem: Guilhem Vellut / CC BY 2.0, via Wikimedia

O governo russo estabeleceu regras temporárias para as companhias aéreas e organizações nacionais cumprirem suas obrigações com empresas estrangeiras, informou o serviço de imprensa do Gabinete na quarta-feira (13). A resolução nesse sentido foi assinada pelo primeiro-ministro Mikhail Mishustin, informou a agência estatal TASS.

O documento define o procedimento para a celebração de contratos que prevejam a aquisição, aluguel e locação de equipamentos de aviação em 2022.

“Se uma arrendadora estrangeira de um país hostil tiver uma divisão estrutural registrada na Federação Russa, os pagamentos irão para sua conta em um banco russo em rublos em um valor equivalente ao valor do passivo em moeda estrangeira. Nesse caso, os cálculos serão feitos à taxa de câmbio oficial do Banco da Rússia estabelecida no dia do cumprimento das obrigações”, diz o comunicado.

Se uma empresa estrangeira ligada a um país hostil trabalhar com parceiros russos em um estado que não aderiu às sanções, o pagamento será feito na moeda nacional do país onde essa conta, acrescenta o Gabinete.

O documento assinado foi projetado para implementar o decreto do Presidente da Rússia, Vladimir Putin, datado de 1º de abril, que diz respeito ao procedimento temporário para o cumprimento de obrigações financeiras no setor de transporte para credores estrangeiros específicos.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias