Rússia quer que pilotos aprendam a fazer a manutenção dos aviões em que voam

O ministro da Indústria e Comércio da Rússia, Oleg Bocharov, disse ao Fórum Econômico do Leste que os pilotos terão que se tornar mecânicos e aprender a manter aeronaves. Bocharov, no entanto, não detalhou o motivo por trás de tais planos.

“Junto com o Ministério dos Transportes, devemos preparar e certificar os pilotos como soldados universais: eles devem ser pilotos e mecânicos ao mesmo tempo, e o equipamento padrão deve incluir itens e ferramentas para poder realizar reparos em escala”, ele disse.

De acordo com o que foi noticiado pela Aerotime e repercutido pelo Aviacionline, o ministro revelou ainda que os processos estão a avançar num sistema que permite manter a aeronavegabilidade das aeronaves regionais. Para Bocharov, é importante que os pilotos possam substituir peças e alterar configurações sem assistência de um mecânico de carreira.

Estima-se que, mais de seis meses após o início das hostilidades entre a Rússia e a Ucrânia, e como resultado das sanções impostas pela União Europeia, o setor aéreo russo enfrenta uma crise sem precedentes.

A eliminação quase total do tráfego internacional gerou uma onda de demissões de técnicos e tripulantes, além da queda na disponibilidade de peças de reposição e rotativas para a frota recebida em regime de leasing.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias