A Rússia está trabalhando na construção de aeronaves Tupolev Tu-214 com equipamentos e peças de fabricação russa que substituirão as que eram produzidas fora do país. Esta é uma das consequências do bloqueio internacional imposto ao estado russo devido à invasão da Ucrânia em 2022.
Para os testes dos novos componentes será utilizado o Tu-214 registrado como 64509, que anteriormente pertenceu à Transaero Airlines. Este projeto busca reativar a construção de mais de 100 aviões deste tipo, contando com o apoio do governo nacional.
A United Aircraft Corporation (UAC) informou que os trabalhos de substituição de sistemas, componentes e elementos importados serão realizados nesta aeronave, que funcionará como um laboratório. A UAC procura não depender de nenhum componente produzido no exterior para retomar a produção do Tu-214, como informa o portal parceiro Aviacionline.
A aeronave tem 17 anos de idade e foi transferida em junho deste ano para a fábrica de aviação civil 407 em Minsk, para ser restaurada e recuperar sua aeronavegabilidade após ter permanecido armazenada por quase dez anos. O Tu-214 recebeu a pintura corporativa da UAC, trabalho realizado por especialistas bielorrussos.
Konstantin Timofeev, diretor-geral da Tupolev, disse que “a tarefa é de grande escala, chamada de ‘Reativação da construção de aeronaves nacionais’. Contamos com fábricas, designers e o apoio do Estado, do presidente, do governo e, o mais importante, foram alocados os recursos financeiros necessários. Hoje, o avião está renascendo: há uma ordem governamental no programa de desenvolvimento da aviação civil, e precisamos fabricar mais de 100 dessas aeronaves.”
A nova vida do Tupolev Tu-214
Os novos componentes e peças do Tupolev Tu-214 serão produzidos por empresas de nacionalidade russa e bielorrussa, gerando uma grande quantidade de empregos em mais de 10 cidades desses países.
O diretor do Centro Técnico de Serviços Pós-Venda de Kazan, Ruslan Islamov, destacou que “um avião totalmente nacional é uma peça importante para o nosso Estado. Por isso, provavelmente não haja outras opiniões aqui que falem sobre a importância deste projeto e sobre o fato de que a Tupolev seja agora pioneira: criar o primeiro avião nacional com substituição de importações em nosso país.”
O avião laboratório não só cumprirá a missão de contribuir para a elaboração de componentes de substituição de importações, mas também será utilizado para estudar uma série de mudanças na estrutura da aeronave e em seus sistemas com o objetivo de modernizar o design.
O Tu-214 ainda requer três pilotos para ser operado, por isso o diretor-geral da Aeroflot, Sergei Alexandrovsky, considera necessário atualizar o avião para que seja operado por dois pilotos. Espera-se que em 2026 comecem os testes da nova versão do Tu-214 para dois pilotos.
O Tu-214 é uma aeronave que cumpre os requisitos modernos da aviação civil, conta com um alto grau de localização da produção e 87% de seus componentes são de origem nacional. A Fábrica de Aeronaves de Kazan e a Tupolev têm até o final de 2024 para substituir as peças importadas e obter a certificação de tipo.
Os sistemas críticos a serem substituídos no Tu-214 incluem: o sistema de navegação inercial HG2030AE21, o sistema de alerta antecipada de proximidade ao solo EGPWS e a estação de radar meteorológico RDR-4B da empresa americana Honeywell, assim como o equipamento de resgate Air Cruisers.