Início Aviação Militar

Rússia tenta motivar soldados, mas erra e usa foto de caça americano em pôster

Um banner instalado por militares russos na região de Voronezh (Rússia), com objetivo de gerar motivação nos soldados, virou motivo de piada nas redes sociais, por mostrar um caça norte-americano F/A-18 como um dos símbolos da mensagem. O pôster foi publicado inicialmente num canal do Telegram que compartilha informações sobre as forças armadas russas.

No canal, auto atribuído a um militar russo (embora sem confirmação), o autor da publicação dizia: “As meninas designers de Voronezh apoiaram nossos soldados o máximo que puderam com um pôster com o F-18 dos EUA. Remova a p*** do banner! E as meninas também!”.

O pôster mostra um piloto russo e um caça com a inscrição triunfal: “O mundo foi conquistado pelos Grandes e será preservado por nós”. Junto da imagem, além do “Z” que identifica as tropas russas na guerra da Ucrânia, se pode ver também uma aeronave. O curioso é que ´caça não pertece à frota de Moscou, mas trata-se de um F-18 Hornet americano.

A peça de propaganda já está rodando a web, provocando piadas. Uma grande parte de usuários de redes sociais que comentou a publicação, critica a batalha de propaganda, onde cada um fala o que quer e quase tudo sem comprovação, visando manipular a opinião pública. De toda forma, essa não seria a primeira vez que um erro bizarro como esse acontece (e nem deve ser a última).

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.