Russos afirmam que o Su-57 põe o americano F-35 “para dançar” e tem mais capacidade de manobra

A Rostec, fabricante estatal russa, declarou que o caça Su-57 possui uma capacidade de manobra superior em comparação ao F-35 americano. A afirmação foi feita através do canal oficial da Rostec no Telegram, que compartilhou um vídeo das apresentações aéreas que ocorreram durante a Aero India 2025, em Bangalore.

A Rostec afirmou que o Su-57 pôs o caça F-35 “para dançar” nos céus de Bangalore, destacando que as duas aeronaves realizaram sequências de voo durante a exibição, relatou a TASS.

A apresentação do Su-57 durou cerca de sete minutos e ocorreu em altitudes extremamente baixas, a partir de 100 metros. O vídeo exibiu mais de 20 manobras acrobáticas.

A empresa ressaltou que o design do Su-57 incorpora diversas soluções inovadoras apreciadas na escola de design aeronáutico russo, como o layout integral, aerodinâmica avançada e motores com vetor de empuxo controlado.

“Todas essas características contribuem para aumentar sua capacidade de manobra. Quanto melhor a manobrabilidade, maiores as chances de escapar de mísseis inimigos e neutralizar sistemas de defesa aérea adversários”, explicou a Rostec.

Embora o F-35 e o Su-57 sejam ambos considerados caças furtivos multifuncionais, a Rostec apontou que a comparação direta entre os dois não é totalmente precisa.

Durante a Aero India 2025, o Su-57 também chamou a atenção não apenas no ar, mas também na exposição da Rosoboronexport, onde pilotos indianos demonstraram interesse ao se alinhar para experimentar um simulador de realidade virtual do caça.

“Hoje, o Su-57 é o único caça de quinta geração que comprovou sua eficácia em combate contra sistemas de defesa aérea ocidentais em condições reais,” acrescentou a Rostec.

A Rostec sublinhou ainda que o Su-57E, a versão de exportação do caça, gera grande interesse entre especialistas e clientes internacionais, destacando sua capacidade de utilizar uma ampla gama de armas guiadas de alta precisão e sua baixa visibilidade para radares inimigos, características que aprimoram a sua competitividade no mercado global de aviação militar.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nossos perfiis no Instagram e no Facebook, e nosso canal no WhatsApp.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias