
No dia 14 de fevereiro, durante um briefing à imprensa russa, Maria Zakharova, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, declarou que as tentativas de usar a tragédia do avião da companhia azerbaijana Azerbaijan Airlines para deteriorar as relações entre a Federação Russa e o Azerbaijão estão fadadas ao insucesso.
A afirmação surge em resposta ao intenso debate e especulação sobre o impacto do acidente nas relações bilaterais. As investigações preliminares apontam para um míssil russo como a causa da derrubada do avião Embraer E190 azeri, fato que a Rússia não contesta, mas também não afirma.
Zakharova enfatizou que a tragédia, que resultou na morte de cidadãos do Azerbaijão e da Rússia, é sentida de forma profunda em ambos os países.
“Estamos bem cientes de que a tragédia com a queda do avião afetou gravemente tanto os cidadãos do Azerbaijão quanto os nossos. Entendemos que essas situações não acontecem isoladamente, e há pessoas que querem se beneficiar delas, mas isso não ocorrerá”, afirmou.
Ela também destacou que as tentativas de fomentar divisões entre nações com uma história comum e áreas de responsabilidade compartilhadas estão condenadas a falhar. “O nível de nossa interação, a profundidade e a sabedoria de nossos povos nos permitirão superar esse desafio também”, concluiu Zakharova, reforçando a confiança nas relações entre os dois países.
A porta-voz expressou preocupação com a campanha de desinformação que tem circulado nas mídias a respeito das relações entre Rússia e Azerbaijão, sugerindo que esse tipo de narrativa é impulsionado por interesses externos.
“Obviamente, essa manipulação está sendo estimulada por alguém. Nos resta claro que algumas pessoas tentam tirar vantagem, até mesmo em torno do incidente trágico”, disse.