A S7 Airlines fez história ao se tornar a primeira companhia aérea russa a se inscrever em uma rede nacional desenvolvida na Rússia que oferece o serviço de Aircraft Communication Addressing and Reporting System (ACARS). A parceria foi firmada com empresa da Rostec, Infocom-Avia, uma empresa estatal de tecnologia.
O ACARS é um protocolo de comunicação utilizado para troca de mensagens entre aeronaves e operadoras aéreas. Até recentemente, o acesso era fornecido por empresas de comunicação estrangeiras, com o processamento de mensagens realizado fora do território russo.
No entanto, a partir de março de 2022, em função das sanções internacionais impostas devido ao conflito na Ucrânia, este serviço se tornou indisponível para as companhias aéreas russas.
Igor Bocharov, diretor-geral adjunto de segurança de voo da S7, destacou a importância da expansão dos métodos de troca de dados. Ele explicou que a implementação do ACARS “simplifica significativamente” o trabalho dos pilotos e permite uma entrega mais rápida das informações às equipes de voo.
A Infocom-Avia, responsável pela operação da nova rede, afirmou que realizou testes durante dois anos para aprimorar seu desempenho. “Agora estamos passando para a operação comercial,” afirmou Viktor Solomentsev, diretor geral da empresa, acrescentando que a companhia acredita que a rede é “muito demandada” pelas companhias aéreas.
A nova rede consiste em estações-base, cada uma com um raio de cobertura de 300 km, e até agora 10 destas estações foram instaladas ao longo das principais rotas de voo da S7. A Infocom-Avia planeja expandir a rede para 55 estações até 2026.
A S7 indicou que o sistema proporcionará a transmissão de dados em tempo real sobre a condição das aeronaves, previsões meteorológicas, tráfego e outras informações operacionais – complementando o canal de comunicação entre as equipes de voos e o controle de tráfego aéreo.
“Isso melhora a conscientização situacional da tripulação da aeronave e fornece um canal de comunicação operacional com o centro de controle de voo sobre qualquer questão, desde a seleção de um aeroporto alternativo ideal até a garantia de que os procedimentos necessários sejam realizados ao chegar no destino,” acrescentou a companhia.
Esse avanço tecnológico marca um passo significativo para a S7 Airlines e para a aviação russa, especialmente em um momento em que as restrições internacionais estão forçando as empresas do setor a buscarem soluções inovadoras dentro do país.