
Em uma notável colaboração, a Força Aérea Sueca, a Administração de Material de Defesa da Suécia (FMV) e a Saab, junto ao outros parceiros, avaliaram com sucesso o conceito “Loke” em apenas 84 dias. Essa nova capacidade inovadora é projetada para detectar e neutralizar drones hostis, marcando um avanço significativo na tecnologia de combate a drones.
A Saab explica que soluções Contra Sistemas Aéreos Não Tripulados (C-UAS) tornaram-se cada vez mais importantes para as forças militares devido ao rapidamente evolutivo cenário de ameaças aéreas. A proliferação de tecnologia de drones mudou fundamentalmente o campo de batalha e continua a fazê-lo de forma rápida.
Drones comerciais criaram um paradoxo de custo-benefício – enquanto os sistemas de defesa aérea tradicionais podem neutralizar essas ameaças, o uso de ativos militares caros contra tecnologia de consumidor de baixo custo constitui uma equação econômica insustentável. Eles voam baixo com assinaturas mínimas, operam em enxames e são autônomos, evadindo métodos de detecção padrão.
Sistemas de defesa aérea convencionais visam aeronaves e mísseis tradicionais, não sistemas pequenos, lentos e não tripulados. Esta lacuna de capacidade requer atenção urgente. Soluções C-UAS devem evoluir rapidamente para acompanhar a tecnologia de drones em evolução e manter capacidades de defesa eficazes.
Como experimento, o novo desenvolvimento do sistema C-UAS foi testado de forma rápida. O que começou como uma demonstração da indústria de defesa transformou-se em uma intensa corrida de três meses para entregar um sistema móvel e adaptável às unidades de combate da Força Aérea Sueca. Isso normalmente levaria mais tempo, mas essa conquista notável de engenharia e colaboração foi alcançada em apenas 84 dias.
O conceito modular e móvel cobre toda a cadeia de extermínio. Este sistema abrangente inclui radares de classe mundial, como o comprovado Giraffe 1X para detecção e classificação, e comando e controle leves baseados no conceito SHORAD. Efetores como a estação de armas remota Trackfire, comumente encontrada em embarcações navais como o Barco de Combate 90, completam a solução.
Essa abordagem inovadora oferece tecnologia de ponta que é abrangente e flexível, proporcionando uma vantagem decisiva diante de qualquer desafio aéreo, afirma a Saab.
“Como este não foi um ciclo típico de desenvolvimento de produto ao longo de vários anos, tivemos que pensar fora da caixa e adotar uma abordagem inovadora para superar este desafio. Ao reaproveitar inteligentemente produtos existentes e integrar novas funcionalidades e tecnologias, unimos o conceito em velocidade recorde”, disse Carl-Johan Bergholm, Vice-Presidente Sênior e Chefe da área de negócios de Vigilância da Saab.
O espírito colaborativo e a abordagem ágil empregada no desenvolvimento do “Loke” servem como um modelo para projetos futuros. O sistema é escalável, adaptável a ameaças em evolução e pode ser ainda mais melhorado com sensores adicionais e estações de armas.
“Este é um exemplo claro de como estamos construindo as capacidades necessárias e preparados para nos desviar dos processos normais para enfrentar rapidamente as ameaças de hoje. Precisamos evoluir constantemente e encontrar soluções rápidas e competentes para construir uma Força Aérea mais forte”, disse o Chefe da Força Aérea, Major General Jonas Wikman.
O projeto, liderado pela Luftstridsskolan (Escola de Guerra Aérea), Ledningsstridsskolan (Escola de Guerra de Comando e Controle) e a Flygstaben (Estado-Maior da Força Aérea), com o apoio da Markstridsskolan (Escola de Guerra Terrestre), demonstra a dedicação das Forças Armadas Suecas ao desenvolvimento e implantação rápidos.
Pessoal da Ala Aérea de Norrbotten, F 21, foi integrado ao projeto, garantindo que as perspectivas dos futuros operadores sejam incorporadas desde o início. Com integração total nas unidades de combate planejada para o final de 2025, o “Loke” se tornará um componente vital no arsenal da Força Aérea Sueca contra a crescente ameaça de drones e veículos aéreos não tripulados.
Informações da Saab
Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nossos perfis no Instagram e no Facebook, e nosso canal no WhatsApp.