Início Aviação Militar

Saab modernizará os caças JAS-39 Gripen C/D suecos

A Saab e a Administração Sueca de Material de Defesa (FMV) assinaram ontem um contrato para garantir a operacionalidade contínua e fornecer atualizações de capacidade para o caça JAS 39 Gripen C/D. O valor do pedido é de aproximadamente SEK 3,5 bilhões (cerca de US$ 340 milhões) e o período do contrato é 2023-2029. O contrato também inclui opções que permitem à FMV fazer pedidos adicionais para atualizações de capacidade durante 2023.

Como reporta o Aviacionline, as melhorias darão à Suécia uma capacidade de combate mais eficaz e poderosa. O avião será equipado com uma nova versão do motor, que melhorará o desempenho do voo. Um sistema de guerra eletrônica mais eficaz também será introduzido e a atualização criará as condições para aumentar a capacidade de ataque com uma nova carga útil.

O pedido inclui uma atualização para o mais recente radar de caça da Saab, que oferece maior desempenho com ênfase na capacidade de combate aprimorada e alcance estendido de detecção e rastreamento. Ele também inclui um sistema aviônico aprimorado e preparado para o futuro que, entre outros recursos, permite a atualização rápida do software da função do sensor.

Radar AESA em banda X, totalmente desenvolvido pela SAAB

“Esta atualização fornecerá à Força Aérea Sueca uma capacidade significativamente maior. O contrato marca um grande avanço em termos de desempenho e funcionalidade do radar, tanto para hardware quanto para software, e garantirá a capacidade operacional do Gripen C/D para o futuro”, disse Jonas Hjelm, chefe da área de negócios da Saab Aeronautics.

A atualização da capacidade permitirá uma melhor interoperabilidade entre o Gripen C/D e o Gripen E, por exemplo, atualizando sistemas de suporte e links de dados. A interoperabilidade é um pré-requisito, pois as plataformas serão usadas em paralelo por muitos anos.

Embora muitos detalhes ainda não tenham sido revelados, esta atualização deve estar um passo à frente da atualização MS20 Block 2 aplicada a todos os 14 Gripen C/D húngaros.

Saltar para AESA?

Entre as possibilidades de melhoria que a Força Aérea Sueca poderia optar, está a opção de substituir a atual antena mecânica do radar PS-05/A, utilizada nos caças Gripen C/D, por uma antena ativa de varredura eletrônica do tipo AESA. .

A Saab desenvolveu seu próprio radar AESA como uma opção de modernização fácil e barata, já que requer apenas a troca da antena e atualização de software, para que o Gripen C/D adquira as mesmas capacidades de detecção dos mais modernos caças 4.5 e 5ª geração.

Entre as mais características do radar Saab estão:

– Usa centenas de TRM (Transmit/Receive Modules – Módulos transmissores/receptores) modernos baseados em materiais GaN (Nitreto de Gálio), com maior desempenho e melhor desempenho energético/térmico do que os usados ​​na maioria dos radares AESA atuais.

– Arquitetura modular e escalável, o TRM pode ser adicionado ou removido de acordo com o espaço disponível no radome (pode ser alojado no nariz de um treinador ou de um caça pesado)

– Multifuncional e multiplataforma, uma versão pequena pode ser usada para um UAV de vigilância ou ampliada para o tamanho de plataformas de Alerta Aéreo Antecipado (AEW).

– O novo radar SAAB não é afetado pelas restrições do ITAR (International Traffic in Arms Regulations) dos EUA, pois usa tecnologia 100% sueca e os componentes são construídos inteiramente na Suécia, na antiga fábrica da SAAB em Gotemburgo.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile