A Saab informa que revelou, durante o evento I/ITSEC em Orlando, Flórida, uma capacidade de treinamento com veículo aéreo não-tripulado (VANT, ou UAV em inglês) que pode atuar tanto como um ativo quanto como uma ameaça durante exercícios militares.
A fabricante sueca também recebeu recentemente uma encomenda de um cliente não divulgado para entregar uma série de sistemas de treinamento ao vivo com UAVs protótipos.
O novo UAV treinador da Saab é usado como um complemento no treinamento ao vivo. Ele se conecta ao software de controle de exercícios da Saab, o EXCON, e pode ser equipado com sensores e armas simuladas conforme desejado pelo cliente. Ele também possui um sistema de alvo a laser, o que significa que pode tanto engajar participantes virtualmente quanto simular ser abatido por forças terrestres, permitindo assim a avaliação das habilidades dos soldados e do comportamento tático.
“Vemos o uso crescente de UAVs militares no campo de batalha. A necessidade de uma solução que prepare os soldados para detectar, engajar e se esconder deles é crucial. A capacidade de treinamento ao vivo com UAV da Saab já despertou grande interesse dos clientes de treinamento ao vivo existentes. Inicialmente, foi oferecida às Forças Armadas do Reino Unido, que se tornaram nosso primeiro cliente a usar o serviço de UAV instrumentado da Saab para cenários de treinamento ao vivo”, disse Joakim Alhbin, chefe da unidade de negócios de Treinamento e Simulação da Saab.
Projetado para replicar ameaças aéreas de forças opositoras, o UAV treinador da Saab, utilizando uma plataforma UAV “pronta para uso”, pode ser engajado e derrotado enquanto captura a atividade das tropas em vídeo e é capaz de lançar “munições virtuais” em soldados no solo. Todos os dados são registrados e usados para apoiar a medição objetiva e o feedback para melhorar a sobrevivência contra UAVs.
O UAV militar treinador da Saab é inicialmente oferecido como um serviço, onde a Saab apoia a operação dos drones durante cenários de treinamento. Além disso, um grande número de testes de clientes foi encomendado e entregue, confirmando ainda mais o forte interesse por essa capacidade.
Informações da Saab