Safran entrega primeiro motor LEAP-1A montado na China para o Airbus A320neo

Motor Leap 1A – Imagem: Lufthansa Technik

A Safran Nacelles entregou à Airbus os primeiros motores LEAP-1A completos (usina e naceles) integrados em sua nova sede em Tianjin (China). Eles alimentam o modelo A320neo. A fábrica de Tianjin é o quarto local de integração da Safran, depois das localizadas em Toulouse (França), Hamburgo (Alemanha) e Mobile (Estados Unidos)

A montagem final é realizada em instalações localizadas na zona franca de Tianjin, perto da linha de montagem final (FAL) do Airbus A320neo. Isso possibilita a redução de custos e faz parte da estratégia da Safran de estar o mais próximo possível de seus clientes no mercado chinês.

Com uma superfície total de 5.000 m², a fábrica de Tianjin é responsável por reunir as operações de integração de naceles para os motores CFM International LEAP-1A que equipam o Airbus A320neo no mercado chinês com carenagens Safran. 

Entre outras, são realizadas tarefas de montagem de equipamentos do motor e componentes da nacele (como entrada de ar, carenagem do motor, reversor de empuxo e bico de escape), pintura, entrega à Airbus FAL e suporte à integração com a aeronave. O local entregará 90 unidades de propulsão por ano a partir de 2024.

Vincent Caro, presidente da Safran Nacelles , observou que “esta nova planta é uma amostra da experiência da Safran na integração de sistemas de propulsão. Beneficia das melhores práticas da nossa rede, tanto em termos de organização da indústria como de competências.”

Aproveitando o feedback de outros locais de integração da Safran Nacelles, a fábrica de Tianjin montou uma oficina “Flex Line”. Esta modalidade operacional permite trabalhar sob os princípios de linha rítmica ou estação fixa, de acordo com as necessidades da Airbus. Assim, é possível desviar determinados motores para uma zona secundária dedicada às operações de montagem final, sem prejudicar a passagem dos restantes motores pela oficina.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Passageira com 400 itens de venda proibida no Brasil foi presa...

0
A passageira foi presa em flagrante pela Polícia Federal após ação da Receita Federal na manhã da terça-feira no Aeroporto do Rio.