Início Empresas Aéreas

Sai da fábrica direto para o Uruguai mais um avião Embraer 195-E2 para a Azul Linhas Aéreas

O E195-E2 decolando hoje de São José dos Campos – Imagem: Alisson_SBSJ

Decolou de São José dos Campos (SP), onde fica a fábrica da Embraer, para Montevidéu, no Uruguai, nessa manhã de quinta-feira, 29 de dezembro, mais um avião novo para a frota da Azul Linhas Aéreas.

O jato Embraer E195-E2 é o registrado sob a matrícula PS-AEN, o 13º exemplar desse modelo a ser entregue à Azul. Os E-Jets E2 começaram a ser entregues à companhia em 2019, depois houve uma pausa devido à pandemia, uma retomada no final de 2020 e uma nova parada ao longo de todo o ano de 2021 e quase todo o de 2022.

Agora, desde outubro, esse é o quarto E195-E2 a sair da fábrica para a Azul nesse ano. O voo partiu do Aeroporto Professor Urbano Ernesto Stumpf às 10h43 e chegou a Montevidéu às 13h09.

Pouco depois, às 13h58, o PS-AEN já partia para o retorno ao Brasil, rumo ao Aeroporto Internacional Tancredo Neves, de Belo Horizonte, em Confins (MG), onde a Azul realiza os procedimentos de nacionalização de seus aviões.

No momento da publicação dessa matéria, o jato ainda estava em voo, passando sobre o Rio Grande do Sul, conforme a imagem disponibilizada a seguir. O histórico de operações do PS-AEN pode ser acessado no RadarBox através desse link.

Dados e trajetória do voo do PS-AEN – Imagem: RadarBox

A ida até Montevidéu tem fins tributários. O Uruguai, que já foi considerado um paraíso fiscal para vários tipos de transações, ainda conta com escritórios de empresas de leasing de aeronaves.

De modo a oferecer uma transação com benefício fiscal, a Embraer primeiro exporta a aeronave para a empresa de leasing na praça onde tem um representante legal, e ela, por sua vez, a exporta para a Azul no Brasil. Dessa transação, resulta um benefício tributário que pode chegar à casa de vários milhões de reais por avião.

Sair da versão mobile