Sai da pintura para se juntar aos voos de testes o terceiro protótipo do Airbus A321 XLR

A fabricante europeia Airbus acaba de apresentar o terceiro protótipo do seu revolucionário modelo A321 XLR. A aeronave tem uma livery especial e um código QR que abrirá as portas para notícias especiais relacionadas à família A320neo e oportunidades de carreira na aviação.

A Airbus tem investido pesado nesse produto. Primeiro lançou o A321neo, que consegue um alcance e economia maiores que seu antecessor, da série “ceo”. Modificações extras foram feitas e assim foi lançado o A321LR, de Longo Alcance (daí o “LR”, de Long Range, em inglês), com tanques de combustíveis extras no porão da aeronave, aumentando seu tempo máximo de voo.

Mas o mercado demandava uma aeronave que voasse ainda mais longe e a Airbus aumentou novamente os tanques de combustível no A321LR, dando origem ao A321 XLR, ou eXtra-Long-Range.

O A321 XLR tem um corredor e capacidade para 244 passageiros, sendo totalmente construído tendo o A321neo como base, exceto pelo fato de contar com um tanque extra de combustível, que lhe confere essa autonomia extra, podendo chegar a 8.700 km. Em junho do ano passado, o modelo XLR fez seu primeiro voo e, agora, está na campanha de teste

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias