Em mais uma saída de pista, enorme Boeing 747 acaba na grama ao virar após o pouso

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Boeing 747 Astral Grama Backtrack Doncaster
Bombeiros auxiliam na saída dos tripulantes do 747 – Imagem: AvHerald

Um grande Boeing 747 terminou na grama ao final de uma pista de pouso no Reino Unido nessa terça-feira, 14 de julho, depois que seu trem de pouso dianteiro e algumas rodas dos trens principais saíram da área pavimentada.

O Jumbo cargueiro envolvido foi o Boeing 747-400F registrado sob a matrícula TF-AMU, pertencente à companhia aérea queniana Astral Aviation.

Segundo reporta o The Aviation Herald, a aeronave havia executado o voo de número 8B-2601 de Nairóbi, no Quênia, para Doncaster, na Inglaterra, e aterrissou na pista 02 de Doncaster sem ocorrências, diminuindo a velocidade com segurança para o táxi.

A tripulação então seguiu com o jato cargueiro para o pavimento destinado ao procedimento de backtrack (giro para retorno) no final da pista, para voltar até a interseção de saída da pista para o pátio, pois o aeroporto não possui taxiway chegando até a cabeceira e que comporte o Boeing 747.

Mas, por razões ainda não conhecidas, o Jumbo saiu da área de backtrack para a grama com o trem de pouso do nariz e com algumas das rodas do conjunto de trens de pouso principais. A aeronave não pôde prosseguir com o taxiamento, impossibilitando outros pousos e decolagens no aeroporto, de pista única, até sua remoção.

FlightRadar24 Voo 747 Astral Grama Backtrack Doncaster
A posição final do 747 devido ao incidente – Imagem: FlightRadar24

Segundo o portal local Free Press, um porta-voz do aeroporto de Doncaster confirmou ontem, em um comunicado sobre o incidente, que a pista estava temporariamente fechada devido a uma aeronave de carga 747 que exigia suporte operacional.

Apesar da ocorrência, aparentemente não houve danos aos trens de pouso do Jumbo, pois dados do FlightRadar24 mostram que o TF-AMU prossegui sua operação para Liège, na Bélgica, na manhã dessa quarta-feira.

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias