Salto do “avião bandeira” ao pousar em Campinas é mostrado em imagens por diferentes ângulos

O avião durante a aproximação, em cena de um dos vídeos abaixo – Imagem: canal Golf Oscar Romeo no YouTube

Em um dia de condições não tão favoráveis de vento para quem chegava pela cabeceira 15 da pista do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), um pouso chamou atenção de quem acompanhava ao vivo a movimentação, pois envolveu um “salto” da aeronave.

Não por coincidência, outros aviões também foram vistos pouco antes tendo certa dificuldade no pouso, levando à necessidade de troca das operações para a cabeceira 33. Tanto que o pouso dessa aeronave nos vídeos a seguir, gravados por dois diferentes ângulos, era o último ainda pela cabeceira 15, com os próximos dois aviões já se encaminhando para a cabeceira oposta.

Como visto nas gravações acima, do canal “Viracopos FullHD” e da câmera ao vivo do canal “Golf Oscar Romeo” no YouTube, o avião foi o Airbus A321neo de matrícula PR-YJE, da Azul Linhas Aéreas, bastante admirado por sua bonita pintura com a bandeira do Brasil por toda a fuselagem.

O A321neo se aproximando do pouso e outros dois aviões já voando para a cabeceira oposta – Imagem: FlightRadar24

A quem não tem familiaridade com a aviação, vale explicar, de maneira simplificada, que aviões pousam preferencialmente com vento contrário ao voo (vento vindo de frente), pois o que faz o avião voar é a passagem do vento pelas estruturas aerodinamicamente projetadas, portanto, quanto mais vento frontal, maior a sustentação.

Assim, quando o vento incide por trás da aeronave, como no momento das gravações vistas acima, ocorre uma redução da sustentação do avião, prejudicando a estabilidade, especialmente se o vento apresenta variações de direção e intensidade.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Mulher que ficou tetraplégica após cair de avião durante o embarque...

0
Após uma longa luta contra as sequelas de um trágico acidente, a jovem Gabrielle (Gaby) Assouline, de 25 anos, veio a óbito nesta semana