Salvador Bahia Airport recebe prêmio por programas de inovação e segurança

Imagem: Salvador Bahia Airport / VINCI Airports

A VINCI Aiports informa que o Salvador Bahia Airport celebra neste ano a conquista da categoria Ações de Inovação no Prêmio InovANAC Security 2021, uma realização da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) que promove e reconhece ideias e ações inovadoras realizadas em prol da aviação civil do país.

O prêmio foi conquistado em função do AVCAST, um programa virtual de treinamentos voltado exclusivamente para agentes de proteção civil, vigilantes e agentes de Comunicação e Emergência que atuam no Salvador Bahia Airport e centraliza todas as obrigações normativas relacionadas aos treinamentos das equipes e as atividades complementares que sejam necessárias.

Ele foi criado durante a pandemia, no momento em que foi preciso treinar uma grande quantidade de contratados simultaneamente e havia o necessário distanciamento social.

Agente de proteção na área de inspeção do aeroporto de Salvador – Imagem: VINCI Airports

O AVCAST usa recursos que tornam o material atrativo para ser usado em meios digitais. “A linguagem utilizada é um misto de podcast, videocast, documentário e aula comum. Parafraseamos o Cinema Novo usando tecnologia: um celular na mão e muitas ideias na cabeça”, conta Cléber Santos, coordenador de AVSEC e responsável pelo projeto, que também ressaltou a união de diferentes equipes para a confecção do projeto.

Excelência em resultados

Segundo a VINCI Airports, o projeto está em vigor desde junho e vem apresentando bons resultados. Nos testes dos Sistemas de Segurança realizados anualmente pela própria ANAC, o desempenho do Aeroporto Internacional de Salvador cresceu 52% em relação ao período anterior à concessão.

“Em toda a rede VINCI Airports, somos estimulados a desenvolver soluções inovadoras para os desafios que surgem ou até mesmo para tornar as nossas operações mais seguras e eficientes. A inovação e o pioneirismo estão no nosso DNA e são vistos como ferramentas para entregarmos os melhores resultados aos nossos passageiros”, aponta Antonio Mendes, diretor de operações do Salvador Bahia Airport.

Em 2019, o Salvador Bahia Airport também ganhou o Prêmio InovANAC. O projeto vencedor foi o Índice de Gravidade de Patologia no Pavimento (IGPP), metodologia desenvolvida para identificar a qualidade do pavimento e a necessidade da realização de obras na pista.

Informações da VINCI Airports

Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias