Salvador Dalí recebeu um elefante como parte do pagamento de um trabalho para a Air India

Foto ilustrativa – por Jon Proctor, GFDL 1.2, via Wikimedia

Transportar animais exóticos por meio de aviões tem sido um tema recorrente nos últimos anos, uma vez que o avanço de tecnologias que asseguram o transporte seguro e climatizado permitiu que as mais diferentes espécies passassem a ser embarcadas nos mais variados tipos de aeronaves.

Um dos primeiros registros conhecidos dessa prática ocorreu há mais de cinco décadas, no ano de 1967, quando a Air India levou um elefante para Genebra.

A ocasião era especial, pois a companhia aérea estava presenteando seus passageiros de primeira classe com uma série de cinzeiros projetados pelo artista surrealista espanhol Salvador Dalí. Ele, por sua vez, teria pedido um bebê elefante como parte do pagamento dessa parceria, segundo reporta o Hindustan Times.

A empresa estava determinada a completar a demanda de Dalí pelo serviço e, para isso, precisou encontrar uma forma de levar um elefante para Genebra. O desafio foi aceito e a companhia aérea também optou por fornecer um mahout (objeto colocado no animal para montá-lo e guiá-lo) como parte do pagamento.

O elefante, que Dalí batizou de Surus, foi transportado com sucesso a partir de Bangalore até Genebra, para onde a Air India costumava voar para fazer escala em suas rotas com destino a Londres.

Na atualidade, conforto, segurança e bem-estar dos animais são fatores essenciais para o sucesso do transporte. Dependendo da espécie, pode ser necessário um planejamento cuidadoso para garantir que este seja transportado de forma segura, já que a viagem de avião de animais tem muitas nuances. Muitas vezes um ou mais veterinários ou cuidadores viajam junto com o bicho até sua nova casa.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias