EXCLUSIVO
Decolou nesta madrugada de São José dos Campos no Vale do Paraíba o Boeing 747-400F levando o satélite sino-brasileiro para Pequim.
O satélite CBERS (China Brazil Earth Resources Satellite) foi produzido em parceria com o INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.
O ground handling foi feito por 19 funcionários da World Services Brasil e toda a logística do Brasil à China pela Vision Log. A aeronave escolhida foi o Boeing 747-400ERF da Air Bridge Cargo filial da Volga Dnepr da Rússia.
O planejamento da operação começou em abril e demandou trabalho já que o Aeroporto São José dos Campos recebe voos internacionais apenas com fins de translado no caso das entregas da Embraer, além de raras exceções.
A carga foi dividida em 15 pallets, sendo o satélite em si dividido em três contêiners: dois levando o “corpo” do satélite e mais um para as asas que permitem a órbita do mesmo.
Junto dos equipamentos o Boeing levou uma equipe da VisionLog para acompanhar o descarregamento em Pequim além de quatro engenheiros: dois do INPE e dois chineses.
Este é o sexto satélite feito em parceria com a China – o primeiro foi lançado em 1999 – e resultado do primeiro acordo de cooperação em alta tecnologia entre dois países do Sul, firmado em 1988.
O satélite servirá principalmente para monitoramento ambiental. A previsão de lançamento é para dezembro deste ano.