Início Aviação Militar

Seahawk e Super Cougar da Aviação Naval participaram do Adestramento da Operação Furnas 2023

UH-15A Super Cougar – Imagem: Marinha do Brasil

O Comando da Força Aeronaval da Marinha do Brasil informou hoje que a Aviação Naval participou, entre os dias 9 e 23 de maio, da Operação Furnas 2023 com o 1º Esquadrão de Helicópteros Antissubmarino (EsqdHS-1) e o 2° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (EsqdHU-2).

O Adestramento foi realizado em São José da Barra, Minas Gerais, na Base Aérea Expedicionária da Marinha do Brasil (BAE).

Imagem: Marinha do Brasil

O propósito da Operação foi possibilitar o treinamento de Unidades do Comando da Força de Fuzileiros da Esquadra (ComFFE) e do Comando da Força Aeronaval (ComForAerNav) em Operações Ribeirinhas, de Paz e Interagências.

No exercício, com o cenário de sabotagem e de reféns, a interação dos militares gerou uma troca de aprendizado com outras agências mineiras em um mesmo Centro de Comando, com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec-MG), o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), a Santa Casa de Misericórdia de Passos, as prefeituras dos 34 municípios abrangidos as Polícias Militar (PMMG) e Civil (PCMG) mineiras, entre outros.

Durante a missão, foi realizado voo noturno composto por uma aeronave SH-16 Seahawk do EsqdHS-1 e duas UH-15A Super Cougar do EsqdHU-2, sendo o Controle Aéreo Tático e a coordenação geral da missão realizados pelo Batalhão de Combate Aéreo (BtlCmbAe).

SH-16 Seahawk – Imagem: Marinha do Brasil, via Flickr
UH-15A Super Cougar – Imagem: Marinha do Brasil

O evento teve como propósito a demonstração da capacidade operativa da Aviação Naval utilizando equipamento Óculos de Visão Noturna (OVN). O equipamento OVN possibilita que esse tipo de voo possa ocorrer no período noturno, uma vez que é possível manter a distância, de forma segura, mesmo em ambientes com baixa luminosidade.

Sair da versão mobile