
Seguindo medidas adotadas no Azerbaijão e Israel, uma companhia aérea do Cazaquistão suspendeu uma rota para a Rússia após um jato Embraer ser abatido no país vizinho.
A QAZAQ AIR anunciou a suspensão temporária dos voos na rota Astana–Yekaterinburg a partir de 28 de dezembro, com previsão de retomada em 27 de janeiro de 2025, citando o recente abate do Embraer E190 da Azerbaijan Airlines.
Em nota oficial, a companhia aérea que possui cinco aviões turboélices canadenses DHC Q400 em sua frota, cita que a medida foi adotada para “garantir a segurança de passageiros e tripulantes, com base nos resultados de uma avaliação de riscos em andamento para voos com destino à Rússia”.
Apesar da suspensão dessa rota, a companhia aérea continuará operando voos para Omsk e Novosibirsk, que permanecem dentro dos critérios de segurança estabelecidos pela QAZAQ AIR. A retomada dos voos para Yekaterinburg dependerá dos resultados de uma nova avaliação de riscos, que será feita no final de janeiro.
Os passageiros afetados pela suspensão terão direito ao reembolso total das passagens ou poderão remarcar gratuitamente seus bilhetes em voos alternativos da companhia. O Azerbaijão proibiu voos de suas aéreas para a Rússia, enquanto a israelense El Al suspendeu por ao menos uma semana os voos para Moscou.