Início Aeroportos

Segunda pista do Aeroporto de Lima começou a operar diariamente e já recebeu quase 300 voos

Foto: Lima Airport

Quase vinte dias após sua inauguração, a segunda pista do Aeroporto Internacional Jorge Chávez, em Lima, começou a operar diariamente e já recebeu quase 300 voos, reportou o Aviacionline.

Desde 14 de abril, a nova infraestrutura está em funcionamento entre 16h e 18h, hora local, numa fase de transição operacional. Até sexta-feira, 21 de abril, a segunda pista havia recebido 258 voos comerciais. Desse total, 141 foram operações de pouso e os 117 restantes foram operações de decolagem.

Os movimentos fazem parte da fase de transição que implica uma utilização gradual e progressiva das novas instalações. O objetivo é facilitar a familiarização de todos os atores que fazem parte da atividade diária do Aeroporto Internacional Jorge Chávez, em Lima, um dos principais centros de conexão da América.

“Esta fase é de extrema importância para que controladores de tráfego aéreo, pilotos, pessoal de terra, tripulantes e todos os operadores aeroportuários em geral se familiarizem com a infraestrutura moderna”, afirmou o Ministério de Transportes e Comunicações do Peru em comunicado.

Durante essa etapa, serão realizados trabalhos para identificar possíveis ajustes e oportunidades de melhorias que contribuam para o aumento da segurança e eficiência operacional, tanto da segunda pista quanto da nova torre de controle do aeroporto.

A segunda pista, com orientação 15/33, tem 3.480 metros de extensão e foi somada à única pista que o aeroporto tinha até então, com orientação 16/34 e 3.610 metros de extensão. A sua entrada em serviço permitiu aumentar o número de operações aéreas e aumentar a eficiência global. Já a nova torre de controle tem 65 metros de altura e dez posições para monitoramento do tráfego aéreo.

As novas instalações permitirão gerir até oitenta operações aéreas por hora. Também foram construídos mais de dez quilômetros de novas pistas de táxi, instalados sistemas de luzes de aproximação e balizas, entre outras reformas.

As obras de remodelação e ampliação, que incluem também a  construção em curso de um novo e único terminal de passageiros, visam aumentar a capacidade, otimizar a segurança e melhorar o serviço aos diferentes operadores aeroportuários. Eles exigirão um investimento total de mais de dois bilhões de dólares.

Terminadas as obras do terminal de passageiros, o prédio terá três píeres: um exclusivo para voos nacionais, outro para voos internacionais e um terceiro para tráfego misto. A previsão é que esteja pronto para receber os primeiros passageiros em janeiro de 2025.

Segundo projeções, o Aeroporto Internacional Jorge Chávez poderá dobrar sua capacidade operacional a cada hora e receber até trinta milhões de passageiros por ano a partir de meados desta década.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile