Sem acordo, tripulantes da TAP avançam com plano de greve

Uma greve de aeronautas da TAP Air Portugal pode estar próxima, devido à falta de acordo da empresa com os tripulantes.

Foto por Clément Alloing

Desde que o plano de reestruturação da companhia portuguesa foi colocado em prática no ano passado, foi feito um acordo coletivo com os trabalhadores, que vence neste final de ano.

A previsão era dar um prazo maior para que fosse feito um acordo definitivo, assim como uma pesperctiva melhor de mercado, que ainda oscilava em 2021. Porém, as divergências fizeram que o Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) não entrasse em acordo com a TAP para elaborar um plano definitivo.

Este plano deveria ser colocado para votação ainda este mês, mas isto não deve ocorrer segundo o SNPVAC devido ao que chamou de “proposta de acordo de empresa inenarrável”, como revelou o jornal português Público.

Sem avanços, foi decidido convocar uma assembléia para que seja decidido se os tripulantes irão entrar em greve ou não, como uma forma de pressionar a TAP a melhorar os termos do novo acordo. Uma data para a assembléia não foi definida ainda, e nem uma previsão de entrada em greve, e caso ela ocorra, quantos tripulantes poderiam aderir.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias