Início Empresas Aéreas

Sem fusão com a Spirit, JetBlue prevê redução no lucro e ações despencam

Foto – DepositPhotos

A JetBlue viu hoje suas ações despencarem na NASDAQ após dar uma previsão de um lucro menor que o esperado pelo mercado. A empresa deu uma previsão de que o lucro para o seu 2º trimestre deverá ser 10,5% menor que o período homólogo do ano passado, como consta no relatório de resultados do 1º trimestre de 2024.

Com esta informação, os investidores ficaram assustados e começaram a vender as ações da companhia. No final da tarde (16h00 em Brasília), as ações da empresa acumulavam 19% de queda, a maior em 4 anos, superada apenas pelo período do início da Pandemia do Coronavírus.

Segundo a CEO recém-chegada na JetBlue, Joanna Geraghty, a empresa prevê “capacidade elevada na região da América Latina, que representa uma boa parte da rede de voos da JetBlue, e devemos continuar sofrendo pressão nos lucros e esperamos um revés nas nossas expectativas para o ano completo”, afirma executiva citando a pesada concorrência no mercado latino, especialmente no norte da América do Sul e Caribe.

A empresa também cita custos relativos à tentativa fracassada de fusão com a Spirit Airlines, além do fato que não recebeu ainda compensações da Pratt & Whitney, fabricante dos motores das suas aeronaves Airbus A220-300 (PW1500G) e A321neo (PW1100G), que tem tido vários problemas recentemente, deixando centenas de aeronaves no chão aguardando manutenção e/ou peças.

As negociações com a PW continuam, mas ainda não foram concluídas, ao contrário de algumas concorrentes que já recebem a compensação pelos problemas causados nos motores.

Sair da versão mobile