Início Aeroportos

Sem PAPI, Gol enfrenta problemas para pousar no aeroporto de Santo Ângelo (RS)

Imagem: Governo do RS

Para tratar do Aeroporto Regional Sepé Tiaraju, principalmente sobre a compra do PAPI (Precision Approach Path Indicator), sigla em inglês para Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão, sistema de ajuda à navegação aérea, o governador do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Júnior, recebeu uma comitiva da cidade de Santo Ângelo na última terça-feira (22), em reunião organizada pelo deputado Eduardo Loureiro.

Devido à falta de tal equipamento, a Gol Linhas Aéreas, operadora dos voos Santo Ângelo/Guarulhos, enfrentou sérios problemas. Em uma semana, por duas vezes, o Boeing 737-800 não pôde pousar.

O governador detalhou que até 20 de dezembro todo o processo de compra, do edital até a homologação, será concluído. Ranolfo explicou que a parte mais demorada, a elaboração do termo de referência do objeto a ser adquirido, já está finalizada. Caso algum contratempo jurídico ou administrativo ocorra com a licitação, o plano B já está acertado, ou seja, a Prefeitura de Santo Ângelo vai proceder ela mesma a compra do PAPI.

Nesse meio tempo, há ainda outra medida que pode resolver provisoriamente o problema, que é locar um equipamento similar junto à Infraero. “Se tiver disponível para locação e instalação imediata, já deixo aqui autorizado a fazer isso”, reforçou o governador.

Futuro

A concessão do Aeroporto Regional de Santo Ângelo à iniciativa privada, que é um dos planos do governo do Estado, também foi discutida, assim como as obras de ampliação e modernização da pista e do terminal, que podem trazer investimentos de R$ 44 milhões ao local.

Os estudos prévios, no entanto, estão muito atrasados e a desejar. Por isso, o governo estuda a possibilidade de reincidir o contrato com a empresa Incorp, responsável pelos projetos iniciais, e fazer um novo contrato, desta vez com a Infraero, órgão com expertise em obras aeroviárias. Já sobre a concessão, o governo garante que não irá tomar nenhuma medida antes de ouvir e debater com a comunidade.

Informações da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul

Leia mais: