O Governo do Rio Grande do Sul informou que nenhuma empresa manifestou interesse em administrar os Aeroportos Lauro Kortz, em Passo Fundo, e Sepé Tiaraju, em Santo Ângelo, resultando no cancelamento do leilão para a parceria público-privada (PPP) que estava agendado para 1° de agosto. O prazo para a entrega dos envelopes com as propostas expirou ao meio-dia da última quinta-feira (25), sem que houvesse nenhuma proposta formalizada.
O leilão tinha como objetivo selecionar uma empresa para operar, manter e ampliar a capacidade dos terminais dos aeroportos. O processo já havia sido adiado duas vezes anteriormente: inicialmente, a data de anúncio da empresa vencedora estava marcada para 7 de maio, mas foi transferida para 20 de junho, com o intuito de aumentar a competitividade e atender aos pedidos de esclarecimentos sobre o edital de licitação, conforme informações da Secretaria de Parcerias e Concessões (Separ). A data foi novamente adiada para 1° de agosto devido às enchentes que afetaram a região.
Em abril, a Secretaria havia informado que três empresas demonstraram interesse na concessão, com duas delas realizando visitas técnicas aos terminais. No entanto, esse interesse não se concretizou em propostas formais na data limite.
Agora, o governo do Estado enfrenta a decisão de avaliar se modifica ou cancela o projeto. Não está descartada a possibilidade de reabrir a concorrência de forma separada para cada aeroporto, visando possibilitar maior flexibilidade e atratividade para os potenciais interessados.
A PPP tinha o objetivo de definir um parceiro para operar, fazer a manutenção e ampliar a capacidade da infraestrutura dos dois terminais por 30 anos e promover investimentos de mais de R$ 101 milhões nos locais. A Secretaria da Reconstrução Gaúcha, pasta que coordena as PPPs do governo do Estado, vai avaliar os motivos de não haver interessados e promoverá os ajustes necessários no projeto.
Com informações do Governo do Rio Grande do Sul
Leia mais: