Senador americano pede que empresas aéreas sejam multadas por atrasos em voos

O Senador e ex-candidato à presidência dos EUA, Bernie Sanders, solicitou ao governo americano que puna as companhias aéreas por atrasos em voos.

Foto por Gage Skidmore

Bernie Sanders é Senador do Partido Democrata pelo estado de Vermont e já tentou a presidência duas vezes, em 2016 e 2020, perdendo nas primárias para Hillary Clinton e Joe Biden, respectivamente. Ele é conhecido por seu tom enérgico e medidas consideradas “drásticas”, como perdão da dívida universitária ativa de todos os americanos, taxação extra de milionários e outras pautas mais alinhadas à esquerda.

Na última terça ele enviou uma carta ao Secretário do Departamento dos Transportes (equivalente à Ministro dos Transportes no Brasil), Pete Buttigieg, pedindo uma punição mais rígida para as companhias aéreas.

Segundo ele “por todo o país os passageiros estão ficando frustrados com o aumento massivo de atraso de voos, cancelamentos e alta nos preços das passagens aéreas. Estas mudanças também têm afetado os tripulantes, que ficam presos no outro lado do país, perdendo casamentos, funerais, encontros de negócios e de família que já estavam planejados a meses“. Sanders também cita que o setor aéreo recebeu $54 bilhões de dólares em ajuda do governo durante a Pandemia, mas agora não corresponde à sociedade.

Para diminuir esses problemas, o Senador pede que Pete Buttigieg tome três ações. A primeira delas é exigir que as companhias aéreas façam o reembolso imediato das passagens canceladas, o que hoje demora semanas. Ele também solicita que as empresas forneçam hotel e alimentação para atrasos superiores a 4 horas, algo que hoje não é previsto pela lei americana, com exceção de casos de overbooking.

O segundo pedido é que a regra atual, que prevê multa de $27,500 dólares por passageiro, em atrasos de 4 horas para desembarque (espera no pátio após o pouso), seja modificada para 2 horas em voos domésticos e 3 horas em voos internacionais. E, dentro disso, ele pede que outra multa seja criada, de $15 mil por passageiro para voos que atrasem mais de 2 horas (doméstico) ou 3 horas (internacional) por motivos não meteorológicos como manutenção, escala de tripulantes e outros.

Por último, Sanders pede que Buttigieg crie mais uma multa, no valor de $55 mil dólares, para voos que sejam cancelados por falta de pessoal. Este problema tem ocorrido com frequência nos feriados americanos e está previsto para acontecer novamente no Dia da Independência, 4 de julho, quando a Delta já avisou a seus passageiros que problemas podem ocorrer.

O Secretário de Transportes ainda não respondeu ao Senador até o fechamento desta publicação. Confira aqui a carta na íntegra, em inglês.


Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias