Senador propõe lei para que governo banque viagens do presidente eleito, antes de sua posse

Um senador federal colocou em pauta um Projeto de Lei que prevê que o governo banque os custos de transporte, inclusive aéreo, de presidente e vice-presidente eleitos, antes mesmo da posse.

Imagem: Força Aérea Brasileira

A proposta é do Senador Alessandro Vieira (PSDB-SE) e surge logo após a polêmica envolvendo o uso de um jato executivo por Lula, presidente eleito do Brasil, em viagem ao Egito. Enquanto acontece uma discussão fervorosa sobre o uso do jato, que pertence a um empresário réu confesso no âmbito da Operação Lava-Jato, o Senador, que também está na COP27, para onde Lula viajou, propõe que o transporte seja bancado pelo estado até a posse do novo presidente e vice-presidente.

Segundo Vieira, “a lei não dispõe claramente sobre o transporte dos candidatos eleitos no que tange às atividades relativas à transição governamental, gerando situações potencialmente constrangedoras ou mesmo de alto risco para integridade física dos eleitos. Desse modo, propõe-se suprir a lacuna da lei por meio da inserção de parágrafo único ao art. 6º com remissão à possibilidade de segurança pessoal nos termos do art. 11. Assim, entendemos que há interesse público na medida, uma vez que se garante a impessoalidade e segurança dos futuros Chefes de Estado”.

O projeto está ainda na fase inicial e deverá passar pela Câmara e Senado antes de ir para o Planalto, para então ser sancionado ou vetado. Não existe prazo para que as votações ocorram no Congresso.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias