Início Empresas Aéreas

Senadora dos EUA é banida do único voo que a levava para seu local de trabalho

Uma senadora republicana está impedida de voar para a capital do seu estado, onde fica o Congresso e, portanto, seu local de trabalho, após repetidamente não usar máscara nos voos.

O caso aconteceu no Alasca, um dos estados mais isolados dos EUA. A senadora estadual Lora Reinbold, do partido republicano, voava constantemente sem máscara e, inclusive, costumava implicar com os funcionários de solo da Alaska Airlines, única empresa aérea a voar para a cidade de Juneau, capital do estado, a partir de cidades maiores dos EUA.

Desde que Joe Biden assumiu, o uso de máscara é obrigatório por lei federal. As únicas exceções são os menores de 2 anos e pessoas com problemas de saúde, que devem apresentar atestado médico emitido com 72 horas de antecedência, para ser analisado pelo médico responsável da companhia aérea.

A senadora, por vez, apresentava os atestados apenas no check-in, no dia do embarque, e era cobrada para usar máscara. Foram várias as vezes em que o uso de máscara não foi completamente obedecido, o que irritou a Alaska Airlines, que decidiu banir ela dos voos, segundo reporta a NBC News.

Não cumprir com parte do contrato é motivo para recusa de serviço nos EUA, onde o prestador de serviço pode negar a venda para qualquer pessoa sem dar motivo, desde que não a discrimine.

A senadora, por sua parte, disse que a medida é lamentável, e que a Alaska informou primeiramente a imprensa antes de enviar um comunicado para ela falando sobre o banimento. Ela disse que sempre tratou bem os funcionários da empresa e que não é razoável a medida.

Agora, para chegar até a capital do estado, onde ela trabalha na casa superior do congresso estadual do Alasca, ela terá que viajar por 39 horas de barco ou 20 horas dirigindo, partindo de Anchorage, onde mora. Anchorage é a maior e principal cidade do estado. Outra opção é fretar um avião, mas não irá sair barato, já que o voo entre as duas cidades dura 2 horas ao menos.

Sair da versão mobile