Início Acidentes e Incidentes

O dia em que um senhor de 79 anos enroscou seu avião na árvore a 18 metros do chão

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Trazemos hoje a você, leitor, o curioso caso do piloto de 79 anos que ficou preso com seu avião a cerca de 18 metros de altura, no topo de uma árvore, na cidade de McCall, em Idaho, Estados Unidos.

Piloto 79 anos avião enroscado topo árvore
A aeronave enroscada no topo da árvore

Segundo reportou o KTVB7, John Gregory, morador da própria cidade de McCall, ligou para o telefone de emergência 911 pouco antes das 21h daquele dia, dizendo aos operadores que sua aeronave Piper Cub PA-18 havia caído e estava pendurada nas árvores.

O incidente aconteceu em 22 de abril do ano passado, 2019, alguns quilômetros a leste da cidade. A árvore era um pinheiro branco gigante.

O piloto havia decolado de Challis e pretendia pousar no aeroporto McCall, até que o avião começou a perder potência. Ele então tentou desviar para um campo, mas não conseguiu evitar as árvores.

“Ficamos muito impressionados por ele estar no topo de uma árvore”, disse o capitão dos bombeiros da McCall, Brandon Swain. “Nós realmente ficamos sem palavras quando entramos em cena. Não esperávamos vê-lo tão alto.”

O suporte de uma das rodas do avião parecia estar enroscado na árvore, e todo o peso do avião estava nessa árvore, apenas tocando outro pinheiro nas proximidades. “Estava perfeitamente centrado no topo da árvore”, disse Swain.

O avião estava praticamente intacto. Apenas um pedaço do suporte do trem de pouso e uma roda estavam no chão.

Uma ambulância aérea de Boise e o Resgate Aéreo Two Bear de Montana foram inicialmente chamados para ajudar, mas as tripulações ficaram preocupadas que a turbulência do rotor do helicóptero desalojaria o avião de sua posição precária.

Plano alternativo

O bombeiro Randy Acker e o capitão Brandon Swain apresentaram um plano. Acker, dono de um perigoso negócio de remoção de árvores em McCall, disse que se sentia confortável em tentar subir na árvore para chegar até Gregory.

Swain disse que sete pessoas no chão observaram a árvore cuidadosamente enquanto Acker a escalava, cortando galhos com uma serra elétrica enquanto subia. Ele parou de cortar cerca de 6 metros antes do topo.

Após chegar até o topo, Acker prendeu o avião à árvore com correias. Ele então colocou o piloto em um cinto de segurança para que pudesse ser baixado até o solo.

O piloto não se feriu no acidente, nem ninguém que ajudou a resgatá-lo, segundo o Corpo de Bombeiros de McCall. As equipes de resgate o tiraram da árvore logo depois da meia-noite, duas horas depois de chegar ao local.

Alguns dias depois, após uma avaliação sobre qual seria a melhor forma de retirar a aeronave de cima da árvore, decidiu-se que não havia como icá-la com segurança através de helicópteros.

A opção definida foi derrubar o pinheiro, conforme você vê no vídeo a seguir:

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Sair da versão mobile