Serão cancelados centenas ou talvez milhares de voos na Alemanha nessa sexta-feira

Imagem: Lufthansa

A administração do Aeroporto de Munique, na Alemanha, informou hoje que o sindicato dos serviços VER.DI anunciou ações de greve em todo o país em conexão com as negociações salariais coletivas em andamento no setor de serviços públicos.

Com isso, o Aeroporto de Munique também será fortemente afetado pela greve, que acontecerá na próxima sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023, e durará o dia todo.

Devido à ação, o Aeroporto solicitou ao Ministério da Habitação, Construção e Transporte do Estado da Baviera, como a mais alta autoridade supervisora ​​da aviação, que isentasse o aeroporto da obrigação de operar voos comerciais nesse dia.

Este pedido foi aprovado, portanto, não haverá voos regulares de passageiros das 00h00 de sexta-feira à 01h00 do sábado. Isso afeta mais de 700 pousos e decolagens somente neste aeroporto.

Não serão afetados todos os voos especiais, como os da Conferência de Segurança de Munique, voos de ajuda e voos para emergências médicas, técnicas e outras.

Os passageiros são fortemente aconselhados a entrar em contato com sua companhia aérea para obter mais detalhes. Informações atualizadas estão disponíveis no site do Aeroporto de Munique em www.munich-airport.com.

Jost Lammers, CEO do Aeroporto de Munique e presidente da Associação Alemã de Transporte Aéreo (BDL), criticou a ação do sindicato: “As greves nacionais anunciadas em vários aeroportos da Alemanha não têm mais nada a ver com o instrumento de uma greve de advertência. Com isso, o VER.DI está ultrapassando completamente o limite e está fazendo a disputa salarial nas costas dos passageiros. A disputa salarial deve ser resolvida na mesa de negociações e não nos terminais em detrimento dos passageiros.”

Como a greve é generalizada no país, outros terminais aeroportuários também deverão ser bastante afetados, de maneira que o saldo poderá ser de milhares de voos cancelados. O de Frankfurt, por exemplo, informou em redes sociais:

“Devido a uma greve do sindicato VER.DI da Alemanha, as operações no Aeroporto de Frankfurt serão intensamente interrompidas ao longo do dia 17 de fevereiro. Os passageiros são fortemente aconselhados a abster-se de viajar para o aeroporto. Voos de conexão em Frankfurt também serão afetados pela greve.”

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias