
A administração do Aeroporto de Munique, na Alemanha, informou hoje que o sindicato dos serviços VER.DI anunciou ações de greve em todo o país em conexão com as negociações salariais coletivas em andamento no setor de serviços públicos.
Com isso, o Aeroporto de Munique também será fortemente afetado pela greve, que acontecerá na próxima sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023, e durará o dia todo.
Devido à ação, o Aeroporto solicitou ao Ministério da Habitação, Construção e Transporte do Estado da Baviera, como a mais alta autoridade supervisora da aviação, que isentasse o aeroporto da obrigação de operar voos comerciais nesse dia.
Este pedido foi aprovado, portanto, não haverá voos regulares de passageiros das 00h00 de sexta-feira à 01h00 do sábado. Isso afeta mais de 700 pousos e decolagens somente neste aeroporto.
Não serão afetados todos os voos especiais, como os da Conferência de Segurança de Munique, voos de ajuda e voos para emergências médicas, técnicas e outras.
Os passageiros são fortemente aconselhados a entrar em contato com sua companhia aérea para obter mais detalhes. Informações atualizadas estão disponíveis no site do Aeroporto de Munique em www.munich-airport.com.
Jost Lammers, CEO do Aeroporto de Munique e presidente da Associação Alemã de Transporte Aéreo (BDL), criticou a ação do sindicato: “As greves nacionais anunciadas em vários aeroportos da Alemanha não têm mais nada a ver com o instrumento de uma greve de advertência. Com isso, o VER.DI está ultrapassando completamente o limite e está fazendo a disputa salarial nas costas dos passageiros. A disputa salarial deve ser resolvida na mesa de negociações e não nos terminais em detrimento dos passageiros.”
Como a greve é generalizada no país, outros terminais aeroportuários também deverão ser bastante afetados, de maneira que o saldo poderá ser de milhares de voos cancelados. O de Frankfurt, por exemplo, informou em redes sociais:
“Devido a uma greve do sindicato VER.DI da Alemanha, as operações no Aeroporto de Frankfurt serão intensamente interrompidas ao longo do dia 17 de fevereiro. Os passageiros são fortemente aconselhados a abster-se de viajar para o aeroporto. Voos de conexão em Frankfurt também serão afetados pela greve.”
Due to a strike by Germany’s VER.DI union, operations at Frankfurt Airport will be heavily disrupted throughout the day on 17 February. Passengers are strongly advised to refrain from traveling to the airport. Connecting flights from FRA will also be affected by the strike. pic.twitter.com/wPdFdYMAmQ
— Frankfurt Airport (@Airport_FRA) February 15, 2023