Sideral põe em operação o PR-SLI, um Boeing 737 que voou na Transbrasil 26 anos atrás

Foto por CWB Spotter

No último dia de novembro, a Sideral Linhas Aéreas, empresa especializada em fretamento com sede em Curitiba, incorporou à sua frota ativa o Boeing 737-300 de marcas PR-SLI (c/n 23708). A aeronave fez um primeiro voo até Goiânia, depois Campo Grande e São Paulo, antes de retornar à capital de Goiás, mostram os dados da plataforma RadarBox.

O avião tem uma longa história, da qual o Brasil fez parte há mais de duas décadas, quando o jato voou por oito anos nas cores da Transbrasil com a marca PT-TEC. Fabricado em 1987, o Boeing ficou na Transbrasil até 1995, quando foi para a Europa, tendo passado por várias empresas da Geórgia, Alemanha, Inglaterra, Irlanda, até ser convertida para cargueiro em 2005 e ido para a americana Kitty Hawk Air Cargo.

Depois disso, voltou para a Europa em 2008 e foi passando de mão em mão por pequenas aéreas cargueiras, sendo a última dona a Maleth-Aero de Malta. O jato ficou dois anos estocados em Bournemouth, na Inglaterra, fez alguns voos no início do ano e agora inicia sua nova trajetória no Brasil.

A aeronave já recebeu a pintura da Sideral. A foto acima mostra a aeronave na semana em que ela chegou ao Brasil, ainda com a matrícula maltesa 9H-AUL.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias