Início Aeroportos

Simpósio Integrado de Segurança Operacional reuniu diversos segmentos da comunidade aeronáutica no RIOgaleão

Imagem: Fábio Maciel / DECEA

Boas práticas e a modernização dos serviços de tráfego aéreo: estes foram temas abordadas durante o Simpósio Integrado de Segurança Operacional (SISO) promovido pelo Destacamento de Controle do Espaço Aéreo do Galeão (DTCEA-GL) e pela Concessionária RIOgaleão.

Segundo informa o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), o evento teve o objetivo de promover a segurança operacional por meio da troca de experiências e informações, visando a eficiência e a integração das operações aeroportuárias e de navegação aérea do Rio de Janeiro.

Todas as palestras estão disponíveis no vídeo a seguir, do Canal DECEA no YouTube, e abaixo da gravação, veja mais detalhes sobre como foi o evento:

Realizado na terça-feira, 15 de agosto, no auditório do Terminal de Cargas do Aeroporto Internacional Tom Jobim (RJ), o simpósio contou com a presença do Chefe do Subdepartamento de Operações (SDOP) do DECEA, Brigadeiro do Ar André Gustavo Fernandes Peçanha, além de demais autoridades militares e civis.

Também participaram diversos segmentos da comunidade aeronáutica, como provedores dos serviços de navegação aérea, autoridades reguladoras, órgãos governamentais, instituições acadêmicas e usuários do espaço aéreo.

Imagem: Fábio Maciel / DECEA

Na abertura, o Presidente da Concessionária RIOgaleão, Alexandre Monteiro, deu as boas-vindas aos participantes e destacou a relevância do tema: “Este evento é tradicional em nosso calendário e a segurança operacional é um assunto que deve ser tratado de forma integrada. Estou muito feliz por mais uma vez estarmos realizando o simpósio para debater temas tão importantes para a comunidade aeronáutica”.

O simpósio, transmitido ao vivo pelo canal do DECEA no YouTube, contou com palestras, painéis e apresentação da Banda Conexom, formada por jovens do Projeto Conexão Escola de Tubiacanga, voltado para a preservação do meio ambiente. A iniciativa é promovida pelas áreas de Segurança Operacional e Sustentabilidade da RIOgaleão.

Imagem: Fábio Maciel / DECEA
Imagem: Fábio Maciel / DECEA

Durante a programação, palestrantes de referência da aviação brasileira abordaram assuntos relacionados aos avanços tecnológicos dos projetos operacionais e a melhoria contínua do Sistema de Gerenciamento de Segurança (SMS); à interação dos serviços meteorológicos e da informação aeronáutica; e à concepção de risco no incremento da segurança operacional.

Para o Especialista em Regulação da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e mediador dos painéis, Rodrigo Flório Moser, o simpósio teve como grande diferencial o formato de painel em todos os temas, trazendo a visão de mais organizações e palestrantes ao evento.

“Foi possível debater de forma mais ampla e multidisciplinar os assuntos abordados. A mensagem que ficou clara é que, por mais que se avance em tecnologia, dados e processos, o ser humano continuará sendo parte da solução na gestão da segurança operacional”, ressaltou.

Foram apresentados alguns projetos e ações em andamento no DECEA, que têm relação com avanços tecnológicos e a melhoria contínua no SMS.

“O Programa SIRIUS é o instrumento do Comando da Aeronáutica voltado para a evolução do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro, em resposta às demandas provenientes do crescimento e do aumento da diversidade do tráfego aéreo previsto para as próximas décadas e das evoluções tecnológicas na aviação”, explicou o Major Aviador Rafael Domingos Rodrigues, da Seção de Planejamento de Gerenciamento de Tráfego Aéreo do SDOP.

Segurança Operacional em foco

Para a Sargento Mariane Baiense Silva de Lima, instrutora da Torre de Controle do Aeroporto do Galeão (TWR-GL), o simpósio promoveu o desenvolvimento das ações colaborativas, proporcionando uma ampla visão do Serviço de Tráfego Aéreo, envolvendo a segurança operacional, a aviação, o controle de tráfego aéreo e a estrutura aeroportuária.

“Os conteúdos ministrados durante as palestras revelam como as experiências vivenciadas pelos mais variados setores envolvidos contribuem para o alcance das melhores práticas e para a realização de análises preditivas que, sem dúvidas, trazem mais segurança, celeridade e eficiência para o serviço prestado pelo DTCEA-GL”, afirmou.

No encerramento, o Comandante do DTCEA-GL, Major Aviador Bruno Roberto de França, agradeceu a presença e a colaboração de todos pela realização do evento.

“O simpósio foi um sucesso. Os palestrantes trouxeram as suas experiências, além de demonstrar seu apreço pelo tema. Quero parabenizar também o efetivo do DTCEA Galeão pelo importante trabalho em prol do controle do tráfego aéreo, que realiza com muita eficiência e segurança”, pontuou.

Sair da versão mobile