Simpósio mundial de carga da IATA focará em Sustentabilidade, Segurança e Digitalização

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) informou na quinta-feira, 30 de março, que seu Simpósio Mundial de Carga (WCS – IATA World Cargo Symposium) se concentrará em sustentabilidade, segurança e digitalização. O importante evento acontecerá em Istambul, na Turquia, de 25 a 27 de abril de 2023.

Willie Walsh, Diretor Geral da IATA, comenta que a carga aérea está operando em níveis quase pré-pandêmicos, mas a forma como funciona mudou drasticamente, devido a uma convergência de forças econômicas e geopolíticas, prioridades contínuas na melhoria da sustentabilidade, segurança e confiabilidade, bem como oportunidades emergentes com novos mercados, tecnologias e digitalização.

“O WCS deste ano explorará como manter a lucratividade da carga aérea enquanto aborda essas prioridades, desafios e oportunidades”, diz Walsh.

Palestrantes e Sessões

Willie Walsh e Brendan Sullivan, chefe global de carga da IATA, falarão no evento junto com:

– Ahmet Bolat, Presidente do Conselho de Administração e do Comitê Executivo da Turkish Airlines;

– Mehmet Tevfik Nane, Presidente do Conselho de Administração da Pegasus Airlines e Presidente do Conselho de Governadores da IATA;

– Kendra Kincade, Presidente e CEO da Elevate Aviation;

– Marco Bloemen, diretor administrativo da Accenture e chefe da Seabury Cargo;

– Steve Smith, Presidente e CEO da Airlink; e

– Turhan Ozen, Gerente de Cargas da Turkish Airlines.

As trilhas da sessões cobrirão vários aspectos importantes de segurança, sustentabilidade e digitalização, como:

– Baterias de lítio;

– ULD e operações;

– Relatórios ESG em cargas aéreas;

– Reduzindo o desperdício de plástico na indústria de carga aérea;

– Atrair e reter talentos;

– Comércio eletrônico;

– Dinâmica do mercado de carga aérea;

– Distribuição e reserva digital; e

– Carga Digital e ONE Record.

Esforços humanitários da Carga Aérea

O programa WCS também incluirá uma sessão especial sobre o papel vital da carga aérea nos esforços humanitários. Esta sessão terá um foco particular nos esforços recentes para fornecer ajuda às pessoas da Turquia e da Síria afetadas pelos terremotos devastadores na região.

Brendan Sullivan, chefe global de carga da IATA, comenta que a carga aérea desempenha um papel crítico na entrega de ajuda aos necessitados, e a recente mobilização da indústria para dar apoio às populações da Turquia e da Síria afetadas pela tragédia é o exemplo mais recente.

“Com o WCS deste ano sendo realizado na Turquia, é a oportunidade perfeita para refletir sobre o papel que o transporte aéreo desempenha para que as companhias aéreas estejam ainda mais bem preparadas para a próxima crise humanitária”, diz Sullivan.

Workshops

O programa WCS será complementado por uma série de workshops, incluindo:

– Os benefícios do treinamento baseado em competências por meio do Centro de Avaliação e Treinamento Baseado em Competências da IATA (Centro CBTA) e como ele ajuda a melhorar a segurança e o desempenho no local de trabalho;

– Melhorar o desempenho nos principais segmentos de mercado usando os programas CEIV do Centro de Excelência para Validadores Independentes da IATA (CEIV PharmaCEIV Live AnimalsCEIV Lithium Batteries e CEIV Fresh);

– Como DG AutoCheckCargoISNet Rates e CO2 Connect estão auxiliando a indústria na tomada de decisões e conformidade de carga, visando melhorar a segurança e a eficiência;

– Um Think Tank interativo de comércio eletrônico para identificar como mais transparência no comércio eletrônico beneficiaria as partes interessadas; e

– Construindo a próxima geração de talentos no Future Air Cargo Executives Summit (FACES).

Prêmio IATA de Inovação em Carga Aérea 2023

O vencedor da quarta edição do Prêmio IATA de Inovação em Carga Aérea (IATA Air Cargo Innovation Awards), que reconhece novas soluções, conceitos e ideias que contribuem para a digitalização, sustentabilidade e segurança da logística aérea, também será decidido no WCS.

Três finalistas serão convidados a apresentar seus projetos durante a conferência. Os representantes das delegações votarão em sua inovação preferida e os vencedores serão anunciados na plenária de encerramento do WCS.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias