A Polícia Federal (PF) realizou no último sábado (17) um Exercício Simulado de Ameaça de Bomba, também conhecido como ESAB, no aeroporto de Vitória, capital do Espírito Santo. Esse é um simulado que, de acordo com as normas da Agência Nacional de Aviação Civil, deve acontecer periodicamente, visando preparar a comunidade aeronáutica para acontecimentos do nível.
O exercício tem como principal objetivo garantir a conformidade dos recursos e processos, além do tempo de resposta das autoridades envolvidas, para que tudo se mantenha dentro dos padrões caso um incidente aconteça na ‘vida real’.
Em função da inauguração do novo terminal de passageiros, seguido da pandemia de COVID-19, a simulação ainda não havia sido realizada nas novas dependências.
Com a suspensão das restrições sanitárias, a Superintendência da PF no Espírito Santo imediatamente retomou os estudos para a viabilização do ensaio. Ao todo, mais de 70 pessoas, entre convidados e colaboradores do aeroporto foram mobilizados para a simulação no terminal do aeroporto.
Leia também: